Beleza
Aprenda a se vestir

Oi! Tudo bem com você? Antes mesmo de qualquer saudação pessoal, a roupa que você está usando diz várias coisas a seu respeito. O que será você está querendo dizer com essa camisa, com essa gravata e por que gastou tanto com um sapato? Seja o que estiver vestindo, indiscutivelmente você faz uma comunicação visual. Afinal as roupas e toda a respectiva produção, acessórios tipo cintos, relógios, até as meias, além de cumprir seu papel primordial que é de cobrir a nudez e proteger o corpo, são códigos que como palavras, evidenciam sentimentos, atitudes e ainda delimitam a maneira de como você quer ser tratado. Dificilmente alguém que saiu de um bom salão de beleza, usando um Armani terá um tratamento igual a alguém com um terno bordeaux (será alguém ainda usa essa cor?) com caspas nos ombros.

Se ainda não caiu a ficha é bom se ligar, uma pessoa que sabe se vestir sabe se colocar e sabe fazer se notar, consequentemente tem mais chances de obter sucesso, tanto profissional como na conquista amorosa.

O segredo? Quando seu estilo gera um verdadeiro bem estar pessoal. Quando você está integrado à roupa, quando se arruma, se olha no espelho e gosta do que vê, quando consegue identificar o que lhe cai bem. Ninguém é perfeito, agora com a produção certa, dá para chegar lá. Com a autoestima em alta, você pode reforçar os aspectos da sua personalidade que bem entender: sua sensualidade, sua seriedade, sua cultura. E mais: com informação e autoconhecimento, você seduz melhor, diverte-se mais e circula mais à vontade pelos vários ambientes que a vida lhe oferece.

E a moda? A moda tem de estar ao seu serviço. Do contrário, se entrar num processo de submissão, moda pode lhe deixar cafona. A moda integra, aproxima aqueles que, por meio da aparência, indicam ter afinidades em comum. Aliar-se a moda é transformar-se e renovar-se sempre. Não há nada mais ligado a um estilo de vida do que a moda. A roupa é a mais direta extensão do corpo, guiando e delineando cada movimento, é sempre mensageira de um status. Pode parecer cruel, mas as portas estarão sempre abertas para pessoas com status. A moda é cruel. E por isso tão instigante. Uma moda surge, amadurece, é aceita e adotada e, finalmente, varrida de cena para dar lugar à outra. Estar na moda não significa estar bem vestido. Você pode ser aceito até usando sapatos pretos com jeans, um verdadeiro horror fashion para os entendidos no assunto e a receita do sucesso do último desfile de Ricardo Almeida. Complicado? Não, basta usar o seu bom senso.

Claro que o caminho para o Olimpo da elegância fica mais acessível quanto maior for o fôlego de seu cartão de crédito. Mas a viagem está aberta a todos. Para quem não pode ter seu personal stylist ou consultor de imagem. Anote essas dicas básicas e não erre nunca:

- Terno combina mesmo com sapato de sola de couro. Ouviu bem? Se for o seu caso, corra para a loja mais próxima. Sola de borracha, sapatênis e similares, só se você for um astro de rock, ou do tipo modelo, é muito difícil segurar esse look.

- Não queime o filme, sapatos pretos são usados basicamente com calças pretas, cinzas e azuis.

- Sapatos marrons são mais versáteis, além do jeans combinam até com marinho e fica chiquérrimo.

- As meias devem estar numa tonalidade intermediária entre o sapato e calça, meias atoalhadas de esportista só com tênis mesmo, se você faz o estilo moderno, até pode abolir as meias, hoje em dia a moda permite e lhe acrescenta um toque sensual. Mas cuidado, sapatos sem meias, não são para qualquer um. É estritamente necessário algo coadjuvante, como um bom perfume, um bom cabelo, um relógio poderoso, etc e tal.

- Cintos devem combinar com os sapatos na cor e nos materiais. E deve ser cinco centímetros maior que a cintura da calça.

- A barra da calça ideal fica dois dedos acima da sola. Por mais que a moda oscile tipo arrastando no chão, aquele look pisoteado desleixado, ou curto pula brejo. Somente fica bom para os bem jovens, de espírito pelo menos.

- Se estiver acima do peso, cores escuras vão disfarçar os pneuzinhos, não use nada nem muito justo nem muito largo, “no corpo” mesmo.

- Invista em roupas básicas, de boa qualidade e com cores neutras (pretas, brancas e cáqui), você vai demorar mais para se encher delas, mesmo usando muito.

- Lembre-se, toda regra tem suas exceções, na dúvida não ultrapasse, opte sempre pelo clássico e pela simplicidade. Menos é mais como já avisou Mies van der Rohe.

- Faça seu estilo, seja autêntico, evoque seu bom humor e seja bem vindo. Seu filme terá indicação ao Oscar.

Para ELAS é muito mais fácil passear pelo tapete vermelho. O guarda-roupa feminino é muito mais versátil, afinal, a moda está aí para ser usada e abusada, e dá para tirar muito mais proveito quando o assunto é causar impacto. A regra básica para as amantes da moda é sair na frente sempre. Quando seu estilo é copiado, quando uma peça que você investiu para dar um “up” na sua imagem acaba ganhando as ruas. Cá entre nós, é a glória não é não é?

Mas também tem suas regras básicas, se você não é do tipo da La Repetida Bündchen que fica deslumbrante vestindo um saco de estopa, saiba que todo tipo físico tem seus segredos de moda e a roupa certa que lhe cai bem, nessa hora consulte seu melhor e honesto amigo: o espelho.

Algumas dicas:

- Nunca economize com roupas e acessórios, aqui vale a regra que o barato sai caro. Se o seu saldo está no vermelho, fique atenta às liquidações das grandes grifes e corra às pontas de estoque. Agora se você tem o privilégio de não se preocupar com os cifrões, isso não significa entupir o guarda-roupa, e sim investir em peças úteis nada fúteis. Que mulher nunca abriu o armário abarrotado e exclamou: não tenho roupa! Por isso o primeiro passo é limpar o seu closet e deixe sempre a mão as peças da estação, ficam mais fácil acertar o look. Se existem peças que você não usa a mais de um ano, coloque numa caixa e visite a casa de caridade mais próxima.

- Os “coringas” são fundamentais, tenha sempre a mão boas camisas brancas, jeans de grife que tem um caimento muito melhor, um terno preto num tecido nobre, o segundo pode ser até vermelho, marrom...E o famoso pretinho básico. Criado por Coco Chanel, enaltecido por toda mulher elegante e que pode ter a sua cara dependendo do acessório escolhido, como uma pashimina, fica sofisticado num dia de inverno ou com aquele broche da vovó, dá um ar de tradição num dia mais quente.

- Acessórios são importantes. Invista em qualidade, não em quantidade. Uma bolsa poderosa, uma única Louis Vuitton (legítima por favor) por exemplo faz o maior efeito. Se sua amiga tem milhões de bolsas de corino, num encontro social você estará de Vuitton e ela com uma das corino, percebe? Idem para sapatos, cintos, óculos, bijoux, etc...

- Existem as peças em evidência, no caso para esse inverno a moda grita: um trench-coat é fundamental, você pode até comprar um, é eterno.

- Peças em couro, perigo: É fácil ficar bem com básicos em cores neutras como jaquetas e blazers, saias e calças só se você tiver corpo de modelo ou se chamar Shakira.

- Make-up e cabelos: mulher muito maquiada somente no carnaval mesmo, o ideal é realçar os traços naturalmente, faz mais sucesso, salvo em noites de festa, talvez para se divertir na balada passa. Já, os cabelos presos, são sempre chiques e práticos, agora quando soltos, tanto curtos como longos é importante estarem limpos e sedosos, o segredo é causar desejo de toque, qualquer coisa que provoque repulsa compromete o conjunto. Por isso atenção para fixadores, apliques, laços e presilhas de gosto duvidoso.

- Essa você já sabe decor e salteado, mas vale lembrar. Estampas grandes e listras verticais engordam mesmo, se você é do tipo “fofinha” esqueça, assim como tecidos de malha em vestidos e saias.

- Querem investir numa cor? Preto e branco sempre. Vermelho é um clássico poderoso, Valentino que o diga. Tons de rosa – acredito - que nunca mais sairão de moda. Entra ano e sai ano a moda pede tons de chocolate, cuidado, chocolate só nas roupas e acessórios.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
À sua Moda com Luciana Menna Barreto
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas