Beleza
Dicas para se ter mãos e pés mais bonitos

Mãos e pés são partes do corpo que algumas vezes as pessoas acham que os outros não reparam. Não é verdade! O zêlo por eles reflete se a pessoa se cuida, se é asseada, se gosta de passar uma boa imagem. Veja logo abaixo, algumas dicas para você saber como cuidar melhor das nossas "extremidades".

Pés:

- Se você tem planos de ir à praia ou à piscina, faça o pé, no mínimo, com três dias de antecedência: é o tempo necessário para o pé resgatar suas defesas. Unhas sem cutícula e pés lixados são portas abertas à fungos, vírus e bactérias.

- Se o serviço do pedicuro "vencer" na praia, faça só uma "recauchutagem": lixe a unha, hidrate a cutícula e troque a cor. Truque: sobre o esmalte novo, passe um extrabrilho para garantir a aparência de recém-feito por mais tempo. Vale o mesmo para as mãos. Hoje em dia tem até os de secagem ultrarrápida!

- O ideal é usar diariamente - de preferência à noite - um esfoliante e um creme hidratante. A dupla é suficiente para retirar células mortas e garantir pés macios, sem asperezas.

- Esqueça a lixa de pé na hora do banho. Ela reduz a calosidade, mas também elimina a proteção da sola, que reage formando outra camada. Quanto mais se usa a lixa, mais profunda essa calosidade vai se tornando.

- Cuide das calosidades com um podólogo até que possa lançar mão da dupla esfoliante/hidratante. Calos também só devem ser retirados por profissionais especializados, nunca por pedicuros. O mesmo vale para unha encravada.

- Aproveite a temporada em que tudo respira livremente para tratar micoses e frieiras que acometem pés sempre fechados em sapatos e meias.

Unhas roídas

- Apele para as postiças, que são, literalmente, duras de roer: quem se vê com a unha comprida tem um estímulo para cuidar. Em 90 dias, as naturais estarão completamente recuperadas. A colocação demora cerca de uma hora e meia e custa entre R$50 e R$150.

- De duas a três vezes por semana, use uma base fortificante, mesmo sobre a unha postiça. A parte que cresce vai, aos poucos, recebendo proteínas e vitaminas, evitando que a unha resseque, quebre e esfolie, impedindo seu crescimento saudável.

Mãos

- Não dispense o uso de hidratante com filtro solar e um creme à base de vitamina C tópica, que funciona como antioxidante, evita a reação inflamatória causada pela luz solar e o fotoenvelhecimento, que tem como sinais mais visíveis, rugas e manchas - sem esquecer do câncer de pele.

- Para cutículas trincadas e ponta dos dedos ressecadas, use diariamente esfoliante e hidratante, massageando sempre como se estivesse empurrando as cutículas.

- Prefira as luvas cirúrgicas para lavar louça. As mais grossas, vendidas em supermercados, vêm com um pó que resseca mãos e unhas. Se não houver jeito, lave bem as mãos e capriche na hidratação.

- Cloro e água do mar mudam a cor do esmalte. Se não quiser exibir unhas amareladas na hora da balada, fique longe dos "branquinhos", preferidos pela maioria das mulheres; opte por base transparente ou cores beges claras.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas