Beleza
Pacientes com menos de 50 anos obtêm melhores resultados, a longo prazo, com o lifting facial

Pacientes mais jovens com "os primeiros sinais” ou com “sinais mínimos de envelhecimento facial" alcançam melhores resultados e maiores taxas de satisfação uma década, após a realização do lifting facial. É o que revela um estudo - Long-Term Results of Face Lift Surgery: Patient Photographs Compared with Patient Satisfaction Ratings - publicado na edição deste mês do Plastic and Reconstructive Surgery, jornal médico oficial da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.

Por causa dos melhores resultados que podem ser obtidos, os pacientes com menos de 50 anos são considerados os candidatos ideais para a cirurgia de rejuvenescimento facial, sugere o estudo dos cirurgiões plásticos Tom S. Liu e John Q. Owsley.

Em estudos anteriores, os pesquisadores já haviam descoberto que pacientes submetidos ao lifting facial em idades mais avançadas declararam um menor índice de satisfação e resultados mais variáveis, em comparação com pacientes mais jovens.

Neste novo estudo, Liu e Owsley compararam o nível de satisfação dos pacientes por meio da análise de fotos com o resultado da cirurgia. Eles analisaram as diferenças de resultados, a curto e longo prazo, em pacientes de três grupos etários: pacientes com menos de 50 anos, entre 50 e 60 anos, e com mais de 60 anos de idade, no momento da cirurgia plástica.

E conforme os estudos anteriores, os pacientes mais jovens apresentaram níveis de satisfação mais elevados e mais consistentes, tanto a curto, quanto a longo prazo. As avaliações dos pacientes foram apoiadas pela opinião de especialistas, que após analisar os resultados estampados nas fotos, concluíram que os que haviam se submetido à cirurgia plástica facial, antes dos 50 anos, apresentavam uma aparência mais jovem nas fotos.

Já os pacientes do grupo de mais de 60 anos, no momento da cirurgia, já apresentavam "significativas alterações faciais de envelhecimento." A longo prazo, este grupo ainda parecia mais jovem do que outras pessoas da mesma idade que não haviam feito plástica, no entanto, apresentava sinais de "regressão" nas cinco áreas faciais. Já os pacientes do grupo de 50 a 60 anos obtiveram resultados intermediários.

Quando fazer o lifting facial?

“Os resultados do novo estudo nos alertam para um fato muito importante: embora os sinais visíveis de envelhecimento pareçam leves em pacientes abaixo dos 50 anos, eles representam a ‘ponta do iceberg’ dos efeitos do envelhecimento sob a pele. E embora iguais no número de anos decorridos, o envelhecimento facial de um paciente entre 40 e 50 anos é muito menor do que o de um paciente entre 50 e 60 anos de idade”, afirma o cirurgião plástico, Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Assim, pacientes mais jovens, próximos aos 50 anos, interessados ​em fazer um rejuvenescimento facial devem ser encorajados a fazer um lifting, ao invés de tentar procedimentos limitados ou não cirúrgicos. “Pois a longo prazo, serão estes mesmos pacientes que se beneficiarão mais com o rejuvenescimento proporcionado pela intervenção cirúrgica facial. E não somente os resultados duram mais, como a mudança inicial é geralmente menos dramática e perceptível do que em pacientes mais velhos”, observa Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Mudança no conceito do lifting facial

Nos liftings de antigamente, faziam-se longas incisões, de orelha a orelha, nas quais se puxava toda a pele para cima, resultando em testas enormes e sobrancelhas fora do lugar. Nas técnicas mais modernas de lifting, os cortes são menores e associados a outros tratamentos. Além disso, em vez de puxar a pele, puxam-se o músculo facial e as estruturas gordurosas. Em seguida, a pele se adapta ao novo contorno do músculo.

“A principal diferença das novas plásticas faciais com relação às antigas é o conceito. As incisões de hoje conservam no rosto parte das rugas e da flacidez para que a diferença não resulte gritante. E como não existe uma pessoa sem rugas, a partir de 50 anos, suavizá-las é a melhor opção”, explica o médico.

Outra mudança importante em relação às plásticas faciais refere-se aos tipos de intervenções realizadas. “Nem sempre é necessário intervir no rosto todo. Se apenas as sobrancelhas estão caídas, a indicação pode ser um lifting frontal. Se o rosto todo apresenta problemas, o ideal é o lifting facial, que pode ser acompanhado de um lifting no terço inferior para corrigir os contornos da mandíbula e do pescoço”, conta Penteado.

Outra contribuição importante para o rejuvenescimento do rosto foi o aprimoramento da plástica nas pálpebras. É possível tirar as bolsas de gordura sem deixar cicatrizes, fazendo a incisão por dentro das pálpebras. "Com essa técnica não há risco de o paciente perder o contorno original. O resultado final são olhos jovens, descansados e com aspecto natural", diz o diretor do Centro de Medicina Integrada.

Serviço:
www.medintegrada.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas