Beleza
Verão: pele bonita e saudável sem mistérios

O verão está aí e com ele vem o desejo de ter a pele bonita e bronzeada. Para atingir esse objetivo é preciso, além dos dias de sol, de uma alimentação saudável e focada, que ajude a bronzear e hidratar o corpo.

Para isso, os alimentos que contém betacaroteno são recomendados, pois esse nutriente é pró-vitamina A, ou seja, se transforma nessa vitamina no organismo e auxilia na formação da melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele.

Identificá-los é muito fácil, já que são aqueles de cor avermelhada, amarelada ou alaranjada, como mamão, manga, pêssego, laranja, abóbora, beterraba e cenoura, esta a mais rica no nutriente.

A nutricionista Daísa Pinhal conta que a ingestão de 100 gramas diárias, aproximadamente 7 colheres de sopa, dessas frutas e verduras raladas já é suficiente. Além disso, explica que o consumo desses alimentos por si só já deixa a pele com a cor mais saudável e corada.

Porém, a exposição ao sol, sempre de maneira equilibrada, potencializa o efeito da vitamina A. Daísa sugere comer frutas, verduras ou legumes com betacaroteno de 30 a 40 minutos antes de se expor ao sol. “Esse é o tempo ideal para que a substância seja liberada e pronta para agir. Tomar sol imediatamente após ingerir esses alimentos não terá resultado tão satisfatório”, explica a nutricionista.

Outras fontes de vitamina A são os vegetais folhosos como couve, espinafre, agrião e brócolis e as folhas escuras. A vitamina também é importante para a saúde dos olhos, das unhas e do cabelo, por isso a falta dela no organismo pode provocar queda de cabelo, unhas fracas ou quebradiças e até mesmo cegueira.

Na hora de consumir esses alimentos o mais indicado é na forma in natura, ou seja, cruas. Eles também podem ser cozidos, mas a nutricionista alerta que quanto maior o tempo de cozimento, maior a perda de nutrientes na água. Nessa época, os sucos e as saladas com folhas escuras também são ótimas opções.

Daísa ainda reforça a importância da hidratação nesse período. “Para o bronzeado durar mais, a pele deve estar sempre hidratada para evitar que se resseque e descasque. Para isso, é bom investir em alimentos ricos em água e na água de coco, que além de hidratar, repõe os sais minerais que perdemos ao longo do dia”, explica.

Salada tropical


Ingredientes: 1 manga madura fatiada, 200 g de folhas de rúcula, 1 kiwi cortado em rodelas e 200g de queijo gorgonzola em pequenos pedaços.

Modo de preparo: misture tudo e tempere azeite e molho mostarda. Ideal para dias quentes.


Suco rico em betacaroteno

Ingredientes: 3 laranjas, 1 beterraba e 1 cenoura média.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e adoce a gosto.

Serviço:
www.obahortifruti.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas