Beleza
Sol e prevenção

Tomar sol no verão é ótimo, mas é preciso se prevenir. Muitas pessoas costumam se expor aos raios solares durante os seus horários mais nocivos. De acordo com a Médica Cosmiatra e Colunista do Portal Sentir Bem, Dra. Katia Volpe Fogolin, é preciso evitar se expor ao sol das 10 às 15:00, principalmente no verão. “O sol faz bem à saúde, mas é necessário usar protetor solar com um fator adequado a pele
e, principalmente, evitar certos horários. Saber sobre o índice de raios IUV também é uma alternativa para quem quer curtir o sol, sem prejudicar a saúde”- comenta a dermatologista.

Você pode ver o chamado Índice Ultravioleta (IUV) em alguns sites de clima para alertar sobre o risco de exposição ao sol que as pessoas se submetem. O IUV é uma medida de intensidade da radiação Ultravioleta relacionado com os efeitos sobre a pele humana. O cálculo para obter essa intensidade envolve os mais diversos fatores como: concentração de Ozônio na atmosfera, a estação do ano que estamos vivendo e as características geográficas de cada local, como altitude e tipo de solo. O índice IUV pode ser consultado e o usuário terá o índice do dia e a previsão para os próximos 4 dias para todas as cidades do Brasil.

Muitas vezes estamos na praia ou em alguma atividade na qual estamos expostos à radiação solar e, de repente, o tempo começa a ficar nublado. No caso de previsão de aberturas de sol, como por exemplo pancadas de chuva, é fornecido apenas o valor referente a céu claro.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a classificação do IUV é a seguinte:

Categoria Índice / Ultra-Violeta

Baixo < 3

Moderado 3 a 5

Alto 6 a 7

Muito Alto 8 a 10

Extremo > 10

Neste verão, além de programar seu final de ano com as previsões de tempo, você também pode se prevenir de maneira adequada, para preservar a sua saúde, beleza e bem- estar.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas