Beleza
Unhas bonitas e saudáveis

Toda mulher gosta de ter unhas bonitas e bem feitas. Mas mais do que um bom esmalte e uma boa manicure, é necessário ter alguns cuidados para manter suas mãos e unhas bonitas, saudáveis e com uma boa aparência. A seguir, cuidados que podem ser tomados em qualquer lugar, inclusive em casa, para evitar micoses e unhas fracas.

· Mesmo se não fizer as unhas em casa, mantenha no banheiro um "kit mãos" para ser usado em emergências, como uma festa inesperada ou quando sua unha quebra ou seu esmalte lasca.

· Tenha nesse kit lixa de unha, palitos, esmaltes (um bem claro e outro de sua cor de preferência), base de unhas, removedor de esmalte, algodão, cortador de unha e alicate.

· Cuide quando for cortar a unha sozinha. Cortes mal feitos facilitam o encravamento das unhas. Se não tiver prática, prefira sempre ir à manicure.

· Se as suas unhas estiverem quebradiças, passe uma base fortificante, cuide da alimentação, e mantenha as mãos hidratadas e longe de produtos químicos que ressecam as mãos como alvejantes e detergentes.

· Perca a mania de retirar a cutícula. Só as brasileiras têm essa cultura, e isso é uma porta de entrada para bactérias e micoses. Apenas retire os excessos de pele e aqueles "arrepiadinhos" que incomodam.

· Leve sempre o seu alicate e a sua lixa de unha quando for ao salão. Isso evita a contaminação de várias doenças, como AIDS, hepatite e micoses.

· Não use esmalte direto. Uma vez por mês fique um tempo sem esmalte para que a unha "respire".

· Não use acetona, mas sim removedor de esmalte. A acetona deixa as unhas ressecadas e quebradiças, pois sua composição química é muito forte.

Como o público feminino é sempre muito exigente no quesito unhas, as manicures sempre precisam estar “afiadas” com novas técnicas, tendências e truques que possam agregar benefícios ao resultado final.

Para quem deseja ficar mais ‘antenada’ com o assunto, as profissionais Leonora Oliveira, Wilza Karla e Lucia Helena, nail stylists do salão Pedro Paulo Cabeleireiros, do Rio de Janeiro, dão dicas preciosas de cuidados com as unhas e falam sobre as cores que serão tendências no outono-inverno 2009.

Teve uma época, que era legal combinar esmalte do pé com o da mão. Qual é a moda de hoje?
Leonora Oliveira: Há mulheres que ainda querem combinar, mas hoje em dia, se colocar branco na mão pode-se colocar vermelho no pé ou ao contrário. Não há regra, porque a moda está mais despojada.

Com o tempo, o esmalte dá uma endurecida, tem algum segredo para fazê-lo voltar a ficar bom ou é melhor jogar fora?
Leonora Oliveira: O segredo é sempre estar colocando um pouco de óleo de banana, para ele não perder o efeito. Mesmo que ele não esteja velho, mas se ao ser aplicado na unha, ele ficar com aparência fosca, é só passar uma camada de extra-brilho.

Existe algum segredo para fazer a cutícula e o esmalte durar mais tempo?
Wilza Karla: Para que a pintura tenha maior durabilidade, é importante que a unha fique bem cuticulada, sem agredi-la (forçando o alicate na pele ou mesmo a espátula que empurra a cutícula), porque uma ação mais forte pode influenciar em unhas quebradiças e induzir ao levantamento de pequenas peles ao redor da unha.

O passo seguinte é escolher um esmalte de boa qualidade e finalizar com uma camada de extra brilho, que promoverá uma cobertura brilhante, realçando a cor escolhida, além de oferecer maior durabilidade à esmaltação. Em casa, é necessário manter mãos e unhas hidratadas com cosméticos específicos.

A estação mais fria pede cores quentes. Qual a tendência para o próximo outono-inverno?

Lucia Helena: A tendência das cores no inverno serão as tonalidades como ameixa, licor, cereja, roxo, vinho e até prata e marrom, com variações dentro destes tons. Elas serão o hit da estação porque são cores sensuais, que combinarão com as roupas e acessórios da temporada outono-inverno 2009.

Já Robson Trindade do Red Door salon and Spa sempre quer novidades. Unhas pedem um tratamento especial. Pode até parecer um detalhe, os homens muitas vezes não reparam, mas o fato é que quando nossas unhas não estão bem cuidadas parece que faltou alguma coisa na produção.

Mesmo quem cuida sempre no esmalte e vai semanalmente à manicure, pode ter unhas quebradiças, esbranquiçadas ou com rachaduras. Por isso, ela exige um tratamento especial. O Red Door salon and spa criou o Silicone Nails, um tratamento que aplica silicone importado como se fosse a base do esmalte para fortalecer as unhas.

“Este silicone é o mesmo usado na aplicação da unha postiça porém, quando usado como uma base, forma uma camada protetora e permite que a unha cresça saudável”, afirma Sandra Santos, manicure do Red Door. O processo é fácil: primeiro tira-se a cutícula e aplica o prime (para evitar a proliferação de micoses). Com um pincel apropriado, a manicure espalha o silicone nas unhas e as mãos devem ir para a cabine de luz UV, que seca instantaneamente o produto. Para finalizar, é só escolher a cor do esmalte de sua preferência.

Os resultados são sentidos a partir da primeira aplicação, além de manter a aparência natural, as unhas ficam muito mais resistentes aos micro-traumas e a ação de produtos químicos.


Serviço:
Pedro Paulo Cabeleireiros
(21) 2239-4649
www.salaopedropaulo.com.br


Red Door salon and SPA
http://www.reddoor.com.br
(011) 3045-5586



Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Mitos e verdades sobre a depilação com cera quente

2) Pêlos no rosto


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas