Beleza
Cuidados fáceis e práticos para enfrentar o verão

O verão está chegando e é preciso atenção redobrada com a pele e o cabelo. Por causa do sol, do cloro, da areia e do mar os cabelos e a pele ficam mais ressecados e pedem cuidados especiais.

É possível aproveitar todos os benefícios do sol sem culpa, porém é preciso tomar cuidado principalmente com o horário de exposição ao sol, para evitar o envelhecimento e, além de causar rugas e manchas na pele, pode levar ao câncer de pele. As recomendações básicas são: evitar exposições prolongadas, especialmente das 10h às 15h, e não se esquecer do uso diário do filtro solar.

“Todos devem usar um filtro solar com, no mínimo, fator de proteção 15. O aumento do FPS aumenta o bloqueio dos raios UV, mas o que realmente importa é o número de vezes que o filtro é reaplicado”, afirma a Dra Daniela Landim, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Laser.

Já para manter a saúde dos cabelos, é preciso saber quais os danos que o verão representa: “Durante esta estação é importante trocar os produtos de cabelo para aqueles que têm proteção UVA/UVB. Cremes com filtro solar e bonés são excelentes alternativas para evitar danos”, afirma a dermatologista Dra Daniela Landim.

A água salgada do mar é o que mais prejudica o cabelo, principalmente os que receberam alguma química, como tintura ou alisamento. A salinidade da água do mar faz com que os fios dos cabelos fiquem porosos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. O mesmo acontece com o cloro da piscina.

“A solução é dar uma ducha nos cabelos e passar um condicionador leave-in”, recomenda Dra. Daniela Landim.

Nada melhor que aproveitar o verão e seguir pequenos cuidados, fáceis de seguir e que vão garantir pele, unha e cabelos saudáveis.

Verão x boa forma

Praia, sol e biquíni. Com a chegada do verão a preocupação com a boa forma gera um aumento na busca por soluções rápidas para emagrecimento, porém muitas vezes a saúde é deixada de lado. Dr. Mohamad Barakat, nutrólogo, especialista em metabologia e fisiologia do exercício e Máster em ciências do envelhecimento condena essa prática e defende a adesão a hábitos de vida saudáveis em todas as estações do ano. “Sempre vivenciamos esse movimento de pessoas lotando as academias e embarcando em dietas milagrosas como se apenas perder peso fosse necessário para viver bem. É necessário entender que ser magro nem sempre sinônimo de ser saudável”, alerta o especialista.

Dr. Barakat também chama a atenção para a onda de dietas milagrosas. “Sou contra qualquer coisa que prometa emagrecimento rápido. Dietas restritivas prejudicam o organismo. O ideal é reeducar o corpo. Incluir alimentos nutritivos e aprender a abrir mão de alimentos com grande quantidade de gorduras e açúcares, tão prejudiciais ao organismo. A perda de peso é apenas uma conseqüência do processo, o verdadeiro ideal consiste na oportunidade de viver mais e melhor”, completa o nutrólogo.

Quanto à atividade física, o médico afirma que os riscos de se exercitar sem a devida orientação leva as pessoas a acreditarem que quanto mais intenso seu treino, melhor o resultado, o que é errado. “Atividade física para ser benéfica deve respeitar os limites do corpo de cada indivíduo, ter a pausa necessária para o organismo se recuperar e, principalmente, estar associada de uma alimentação adequada. Caso contrário, os efeitos podem até aparecer, mas não serão permanentes, além do risco de lesões e estresse físico”, explica Barakat.

Por fim, o especialista ressalta a importância de adquirir novos hábitos de vida. “O resultado rápido e imediato ilude as pessoas. Qualidade de vida exige mudanças e mudar requer algum esforço, porém o benefício a longo prazo, é um envelhecimento saudável.”, finaliza.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas