Beleza
Plástica no bumbum: Lipoenxertia estruturada ou prótese de silicone?

A busca por melhorar a aparência e a forma do bumbum tem levado a um aumento na procura por cirurgias plásticas nessa área do corpo. Para esse tipo de procedimento, podemos relacionar os dois principais tipos de intervenções para os glúteos: a lipoenxertia estruturada ou a prótese de silicone, que serão indicadas após avaliação médica das características clínica e física do paciente, conforme explica Dr. Marcelo Wulkan (CRM-SP 108732), cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Rhinoplasty Society e coordenador do Wulkan-Hurwitz Center for Plastic Surgery.

A busca por essas técnicas não envolve apenas as mulheres: muitos homens também entram na sala de cirurgia atrás de uma melhora no corpo, com o objetivo de ter mais definição. Temos influência da TV, das revistas e mídia em geral desse tipo de cirurgia. Nos últimos anos, o aumento da vaidade masculina é um fator que estimula este público a se cuidar mais, completa Dr. Wulkan.

Conheça as técnicas cirúrgicas para o bumbum

A lipoenxertia estruturada pode ser feita a partir da realização conjunta da lipoaspiração. "A gordura retirada de áreas como abdome, culote, braços e coxas é tratada por meio de decantação e/ou centrifugação, com o objetivo de depurar o material e remover fragmentos, como sangue e soro que foi utilizado na lavagem, e injetá-la novamente no organismo. A lipoenxertia estruturada é indicada em situações nas quais a gordura da paciente é suficiente para fornecer o aumento desejado ou preencher pequenas áreas de depressão, explica o Dr. Marcelo Wulkan (CRM-SP 108732), cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Rhinoplasty Society.

A colocação da prótese de gel de silicone é realizada entre os músculos das nádegas. A cicatriz fica escondida no sulco entre os glúteos e, normalmente, é de difícil percepção. Esse é um procedimento indicado para quem deseja um grande aumento de volume com resultados quase que imediatos. "Existem algumas desvantagens, pois a prótese pode se mover, lesar nervos ou acontecer uma assimetria entre os dois glúteos", alerta Dr. Wulkan.

O pós-operatório das duas intervenções são diferentes, uma vez que o da prótese de silicone pode ser mais doloroso. A paciente não pode se deitar ou sentar no bumbum por alguns dias e, dependendo da técnica do cirurgião, deve-se retirar os pontos, caso eles não sejam internos e absorvíveis. Além disso, a cicatriz é um pouco maior, pois precisa permitir a inclusão do implante. Já na lipoenxertia estruturada, o pós-operatório, geralmente, é bem menos doloroso. A pessoa pode sentar e deitar logo após o procedimento e não é necessário a retirada dos pontos, pois são poucos, internos e absorvíveis.

A escolha da melhor técnica deve ser feita juntamente com o cirurgião, que irá avaliar o perfil e explicar as vantagens e desvantagens das duas técnicas para o paciente, finaliza o cirurgião plástico.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas