Beleza
Regime e celulite: conheça as verdades aqui

Quem não sonha em encontrar uma receita mágica para perder peso ou dar fim à praga da celulite? Não é a toa que as farmácias vivem com as prateleiras repletas de produtos que prometem soluções para esse tipo de tormento. Mas será que eles funcionam? Os especialistas afirmam que não existe fórmula mágica. Confira:

PORANGABA - A erva tem propriedades diuréticas. Portanto, faz perder água, e não gordura. É uma falsa diminuição de peso;

SPIRULINA - Fabricante de cápsulas dessa alga marinha garantem que ela ajuda a controlar o apetite. No entanto, há a duvida entre os especialistas: Não existe nenhuma comprovação científica.

QUITOSANA - Extraída da casca de crustáceos, como camarão e lagosta, essa fibra promete levar o organismo a eliminar gordura pelas fezes. Ela tem essa propriedade. Mas o intestino possui mecanismos mais eficientes que fazem o corpo absorver a gordura. Por isso, o produto não emagrece.

GÉIS REDUTORES - Indicados para tratar celulite e gordura localizada, contêm cânfora e mentol, que fazem os vaso sanguíneos se contraírem. O corpo, para compensar esse efeito, aumenta a circulação no local. Isso ajuda a prevenir a celulite e o acúmulo de gordura. O gel ajuda a evitar, mas não reduz a gordura ou a celulite já existente. Quanto aos produtos que prometem redução de até 6 cm em 1 hora, não passa de enganação. Como os vasos se contraem, pode haver uma redução momentânea de medidas. Mas, depois, o corpo volta ao normal.

SHAKE - Os fabricantes aconselham que se substitua uma das refeições do dia por esse composto de baixas calorias. Os shakes de dieta podem ajudar a perder peso. O problema é que quem se utiliza deles não muda hábitos alimentares incorretos e, por isso, pode voltar a engordar.

CÁPSULAS DE BERINJELA COMPOSTA - Existe comprovação científica de que a beringela ajuda na diminuição do colesterol. Mas ela não faz ninguém perder peso.

CENTELLA ASIÁTICA - A planta medicinal é indicada para combater celulite e gordura localizada. A centella ajuda a prevenir, e não a eliminar o problema. Alguns cremes feitas à base dessa planta, têm de a 5% de eficácia, se aplicados sobre a pele limpa e esfoliada, pelo menos uma vez por semana.

O QUE RESOLVE:

Não tem jeito: para emagrecer ou diminuir a celulite, a solução é fazer dieta e exercícios. A pessoa deve ingerir alimentos menos calóricos, eliminar gorduras e fazer atividades físicas. Ser menos rigorosa com as metas também ajuda. Muita gente tem expectativas exageradas. Atendi pacientes que queriam ser como modelos. Mas a constituição física delas era diferente. Não adianta querer virar uma delas.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker, Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin e Beleza e Estetica com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas