Beleza
ACNE JUVENIL X ACNE ADULTA: DESCUBRA A DIFERENÇA

Você já passou da adolescência e acne ainda vive te incomodando? Saiba que existe diferença entre a acne juvenil e a acne adulta. A acne é uma das doenças da pele mais comuns. Não é contagiosa. Também é chamada de Acne Vulgar ou Juvenil. Trata-se de afecção que atinge a unidade pilo-sebácea (pêlo e glândula sebácea).

“A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Por isso, as lesões iniciam-se na puberdade, afetando cerca de 80% dos adolescentes. Embora a acne apareça mais na adolescência, em muitos casos ela se estende até os 30 anos ou mais, principalmente nas mulheres”, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Na adolescência a acne aparece devido aos níveis de hormônios sexuais elevados, causando o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e também nos ombros.

Às vezes os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e podendo deixar cicatrizes.

Já na fase adulta a acne surge devido às alterações hormonais, disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença. Apesar da acne da mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.

Clinicamente, as lesões costumam ser mais profundas, formando pequenos nódulos avermelhados e doloridos, com menor presença de pústulas (lesões com pus). As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço. Estão presentes também cravos abertos (pretos) e fechados (brancos).

Outras características que acompanham a acne da mulher: ação dos androgênios, o aumento da seborréia, aumento de pêlos e alopécia androgênica (queda de cabelos). Em alguns casos pode ocorrer também irregularidade menstrual.

O tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.

Medicações de uso local e peelings superficiais também são importantes no combate à acne. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína (Roacutan) , que elimina a doença definitivamente em alguns meses.

Serviço:
www.drfernandofreitas.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas