Beleza
Prepare as pernas para o verão

É no verão, quando se usa roupas curtas e corpo à mostra, que se percebe as veias mais aparentes, avermelhadas ou levemente roxas, chamando a atenção principalmente nas pernas. São as varizes, veias que se dilatam e perdem a elasticidade. E é no frio, quando as calças e meias escuras estão em alta, o melhor momento para fazer esse tratamento.

Além de ser esteticamente desagradável, as varizes podem ser doloridas porque a passagem e circulação do sangue é mais difícil. Ter ou não varizes depende muito da genética. Mas o uso de roupas apertadas, problemas hormonais, gravidez e pressão alta também favorecem o problema.

Nas pernas - Existem dois tipos de varizes que aparecem nas pernas: microvarizes (mais finas) e as varizes (que atingem veias de maior calibre e são mais doloridas). Microvarizes - Nesse caso, há dois tipos de tratamentos: a escleroterapia, conhecida como "secar as veias", e o laser. A escleroterapia é feita por meio de injeções, com uma agulha muito fina. Um produto químico é injetado nos vasinhos e provoca a desidratação da veia, que é então absorvida pelo organismo e some. Como é preciso fazer várias picadas para secar os vasos, a região fica com muitos hematomas. No verão, isso impede o uso de shorts e saias curtas. Além disso, 10% das pessoas podem ficar com a pele manchada se tomar sol, enquanto ainda está com hematomas. Como não dá para prever quem vai ter o problema, o melhor é ficar longe do sol durante o período das aplicações.

O tratamento com o laser, que tem funcionamento idêntico ao das microvarizes no rosto, deve ser feito com a pele sem bronzeado, para facilitar que o médico visualize melhor os vasinhos. A cirurgia é indolor e não se formam hematomas.

Varizes - Aqui, dá para fazer dois tipos de cirurgia. A mais comum é a microincisão. Através de um pequeno corte na pele, o médico puxa a veia com uma agulha que lembra as de fazer crochê. Depois da cirurgia, é preciso ficar três meses longe do sol, porque os raios solares podem provocar manchas no local do corte. Mas o mais desconfortável é ter de usar, por três meses, uma meia de alta compressão - meias elásticas grossas. Muito quentes, elas são ideais quando a temperatura está mais baixa, mas podem ser uma tortura no calor.
O outro tipo de cirurgia é a laser endovascular. Dá pra fazer em varizes grandes, médias e pequenas. Nela, o cirurgião coloca dentro da veia uma agulha pequena, por onde passa uma fibra ótica, e dispara o laser, que vai fechando a parede da veia por calor. A vantagem dessa cirurgia é que tem menos hematomas e menos cortes, mas os planos de saúde ainda não cobrem este procedimento. E só é preciso usar as meias elásticas de 15 dias a um mês.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker, Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin e Beleza e Estetica com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas