Beleza
Peeling, uma renovação para sua pele!

O peeling renova a pele. O objetivo disso é estimular a produção de colágeno e elastina, que dão firmeza e elasticidade. Além disso, ele promove a renovação celular fazendo surgir uma tez renovada. Assim, manchas, rugas, sardas e linhas de expressão são amenizadas ou até eliminadas dependendo do tipo de peeling usado - que pode ser superficial, médio ou profundo.

Por isso, não estranhe se você encontrar clínicas de estética oferecendo peelings superficial ou médio feitos com a mesma substância. A diferença está no tipo e concentração do produto, quanto tempo vai ficar em contato com a sua face e no número de camadas aplicadas

A opção pelo método não é feita de forma aleatória e depende exclusivamente de parecer médico.

O peeling profundo, é indicado para tratar o envelhecimento avançado. Como uma cirurgia, ele retira toda a epiderme (primeira camada da pele) para que nasça uma nova no lugar. Por isso, a recuperação demora até 40 dias. Tamanho contratempo já não ocorre no peeling superficial.

Para que você possa decidir junto a um especialista de sua confiança qual o melhor peeling para a sua pele, confira abaixo as características de cada um:

Peeling superficial

O peeling superficial, que pode ser feito em clínica de estética sob a supervisão de um médico e que, entre outros benefícios, estimula a renovação do colágeno, que dá mais firmeza, controla a oleosidade da pele, além do rosto ganhar um aspecto descansado, mais macio e com as manchas, sardas e linhas finas atenuadas

O tratamento é considerado suave, porque provoca uma fina descamação na pele, deixando-a um pouco avermelhada, repuxada e com um leve ardor. É comum também que ela descasque por três ou quatro dias, mas isso não chega a atrapalhar a rotina.

A técnica pode ser usada em todos os tipos de pele, mas os especialistas afirmam que os melhores resultados aparecem em loiras, ruivas, orientais e morenas-claras.

Peeling médio

Se a sua beleza está comprometida por manchas, sardas, rugas finas ao redor dos lábios, poros dilatados, cicatrizes superficiais de acne, envelhecimento precoce ou lesões provocadas pelo sol, uma alternativa para eliminá-los é o peeling médio. Esse método remove parcial ou totalmente a epiderme até atingir a derme, que são a primeira e a segunda camadas da pele, respectivamente. Com isso, a face ganha um toque suave, tom uniforme e aparência jovial num curto espaço de tempo, que pode variar entre sete e dez dias.

Ideal para quem tem pele clara, como as loiras naturais e orientais, e morena- clara, deve ser evitado pelas mulheres negras e pelas bronzeadas artificialmente ou pelo sol. Caso contrário, é comum o aparecimento de manchas escuras.

Depois do tratamento, é comum o rosto arder e ficar vermelho por quatro dias. Ocorre também uma descamação intensa durante duas semanas. Por isso, é contra-indicado usar cremes à base de ácidos ou substâncias esfoliantes por 15 dias, além de ser preciso hidratar a pele duas vezes ao dia e ficar longe do sol no primeiro mês. O intervalo entre as sessões deve ser de três a seis meses e a manutenção deve ocorrer até duas vezes por ano.

Peeling profundo

Para quem quer rejuvenescer e ter uma pele sem manchas ou rugas e tonificada a opção é o peeling profundo. Mas é preciso estar disposta a arcar com suas duras conseqüências, afinal ele destrói completamente a epiderme para que surja, no lugar, uma tez novinha em folha.

Por ser extremamente agressivo é indicado apenas para pessoas acima de 50 anos, que têm rugas pronunciadas, envelhecimento em estado avançado e marcas provocadas pelo sol. Já as mais jovens só podem fazê-lo se tiverem cicatrizes profundas de acne. Mulheres negras, orientais e as que têm herpes ou quelóides devem evitá-lo, porque pode ocorrer uma despigmentação da pele.

Ao se decidir pela técnica é bom saber que o médico é o único capacitado a fazer o procedimento, que é realizado no centro cirúrgico e com anestesia geral. É que toda a epiderme vai ser removida, por isso é comum ocorrer um grande sangramento. No pós-operatório, o rosto fica bastante inchado, com crostas, vermelhidão e, às vezes, bolhas por cerca de dez dias. E a recuperação demora até 40 dias. Esse tempo longo e a dor são as desvantagens desse tipo de peeling. A recomendação é que a manutenção seja feita no máximo uma vez por ano. O período é suficiente para evitar que rugas ao redor dos lábios e olhos voltem a aparecer.

Como se trata de uma intervenção cirúrgica, é imprescindível tomar certos cuidados no pós-operatório. Entre eles, fazer curativo e tomar o antibiótico receitado pelo médico diariamente, passar creme hidratante várias vezes ao dia, repousar por uma semana, não usar cremes à base de ácidos ou substâncias esfoliantes por duas semanas, abusar do bloqueador solar e não tomar sol por, no mínimo, seis meses.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker, Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin e Beleza e Estetica com Orlando Sanches




Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas