Beleza
Clareamento dental

Em decorrência dos padrões de beleza atuais, influenciados pela mídia, é crescente o número de pacientes procurando tratamentos meramente estéticos e cosméticos na tentativa de aprimorar ou resgatar sua auto-estima.

O tratamento mais procurado e oferecido é o clareamento dental, por não ser invasivo e oferecer enorme benefício estético ao paciente, rejuvenescendo seu sorriso.

A cor dos dentes é uma característica herdada geneticamente e modificada por fatores como idade, hábitos como fumo, uso constante de bebidas pigmentadas, como café, chá, refrigerantes à base de cola, vinho tinto, trauma, tratamento endodôntico e restaurações antigas. Durante a formação dos dentes, o consumo de tetraciclina e/ou excessivo uso de flúor também podem causar manchas nos mesmos.

São muitos os mitos que giram em torno do clareamento dental. A seguir procuraremos esclarecer as dúvidas mais comuns no tratamento:

O que é o clareamento dental?

É um processo que clareia as pigmentações do esmalte e da dentina. Ocorre pela ação de um agente clareador inserido em uma placa feita individualmente para o paciente, envolvendo toda a superfície dentária.

Como funciona?

A F.D.A. autorizou durante muitos anos o uso de peróxido de carbamida como antisséptico bucal principalmente para pacientes que estavam em tratamento ortodôntico. Notou-se então o clareamento dos dentes nestes pacientes chamando a atenção da comunidade científica mundial.

Um gel é aplicado numa fina placa que irá envolver todos os dentes. Este gel é composto de peróxido de carbamida ou de peróxido de hidrogênio com concentrações que variam de 6 a 16%, com pH neutro de 6,9. A aplicação poderá ser feita no consultório com concentrações maiores ou em casa com uso de gel de menor concentração. O tempo de uso dependerá de cada caso, com o estilo de vida de cada paciente e do tipo de gel utilizado: poderá ser aplicado 2 vezes ao dia por 30 a 45 minutos ou por 2 a 3 horas somente. Não recomendamos dormir com a placa como era sugerido no passado.

O peróxido de carbamida ou de hidrogênio é quebrado em moléculas de oxigênio que entram no esmalte e dentina clareando os pigmentos encontrados. A cor do dente se tomará mais clara, entretanto a estrutura do dente será preservada.

Quem pode se beneficiar com o clareamento?

O clareamento é indicado para toda pessoa insatisfeita com a cor de seus dentes naturais que gostariam de ter um sorriso mais branco e mais brilhante. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar que os dentes estejam manchados ou escuros demais para optar por um tratamento de clareamento. Existem casos, como dentes manchados por tetracilina, em que o tratamento pode não ser tão efetivo. O dentista irá avaliar os casos viáveis para o clareamento através do exame oral e diagnóstico.

Existem contra-indicações?

O tratamento não é indicado antes de 15 anos de idade, pacientes grávidas, lactantes (que estão amamentando) e para quem apresentou reações alérgicas ao gel em tratamentos anteriores.

É um processo seguro?

Sim. Pesquisas e estudos clínicos indicam que clarear dentes sob a supervisão de um dentista é seguro para os dentes e gengivas. O gel não é abrasivo nem enfraquece os dentes. Concentrações acima de 20% do produto clareador só podem ser feitas em consultório. O gel nessas concentrações queima as mucosas e necessita cuidados especiais.

Existe algum efeito adverso?

Algumas pessoas apresentam uma sensibilidade dental ou gengival temporária durante o tratamento. Estes sintomas desaparecem de 1 a 3 dias após a interrupção ou o término do tratamento.

Quanto tempo duram estes resultados?

A mudança de cor é definitiva, entretanto, os dentes continuarão escurecendo com os hábitos alimentares e idade, porém ficarão sempre mais claros do que estavam. Alguns pacientes podem precisar de um retoque a cada 6 meses ou 1 ano, principalmente se continuarem a consumir excessivamente substâncias que contenham corantes, como vinho tinto, chá, café, refrigerantes à base de cola e tabaco.

O clareamento causa câncer?

O maior de todos os mitos é o fato dos peróxidos serem potencializadores de tumores. Na verdade são, porém em concentração acima de 50%. Utilizamos no máximo 35% e sem contato nenhum com tecidos moles ou mucosas. Não há relatos de problemas sistêmicos associados a tratamentos clareadores.

Por que é um processo tão especial?

Este processo permite clarear os dentes confortavelmente e efetivamente, podendo ser adequado ao estilo de vida de cada paciente. Por exemplo, você pode clarear seus dentes enquanto dirige para o trabalho ou assistindo ao seu programa preferido na TV .

Quanto tempo dura este processo?

Não existe tratamento em sessão única. É só estratégia de marketing.

O resultado é subjetivo. Cada paciente responde ao tratamento de forma diferente. Não é possível prever ou afirmar quantos tons o dente vai clarear. Depende da resposta biológica de cada um. O clareamento pode ser observado logo após a primeira aplicação. Os resultados ideais geralmente ocorrem quando o processo for contínuo por 14 dias a 1 mês.

Dentes com manchas internas muito intensas, como as de tetraciclina, poderão demorar mais de 6 meses para clarear e mesmo assim, com resultados pouco satisfatórios. Nestes casos poderemos avaliar outra estratégia de tratamento, como por exemplo, as facetas de cerâmica.

O clareamento com “laser” é melhor e mais rápido?

Não existem tratamentos mais ou menos eficazes. Na verdade, todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, e este altera a cor do dente.

Os tratamentos feitos em consultório, com gel de maior concentração, também exigem várias sessões com intervalos de dias. Inúmeros trabalhos científicos têm mostrado que o resultado final é praticamente o mesmo.

A primeira sessão feita em consultório poderá acelerar o tratamento, porém não é recomendado o uso de alguma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois) com produção calor. O uso indiscriminado de tais fontes de calor oferecerá excessiva sensibilidade e agressão aos tecidos dentais. Não existem trabalhos científicos multicêntricos e sem interferência de fabricantes dos aparelhos que justifiquem o uso de tais fontes de luz.

Existe restrição quanto à alimentação?

Recomenda-se evitar alimentos pigmentados durante o tratamento. Na técnica caseira é melhor esperar pelo menos duas horas de intervalo para ingerir alimentos como café e refrigerante, por exemplo, para dar tempo do dente hidratar. Por este motivo, recomendamos o uso da placa com o gel por 2 a 3 horas antes de dormir.

Cuidados para o clareamento dental:

- Siga sempre a orientação do seu dentista

- Higienize muito bem os dentes, fazendo uso de fio dental e escova;

- Preencha a placa individual com o gel clareador, colocando uma gota do tamanho de um grão de arroz em cada região correspondente a cada dente em ambos os lados;

- Ao posicionar a placa individual nos dentes, ocorrerá extravasamento de agente clareador, que deve ser imediatamente removido com o uso de um cotonete, gaze ou escova de dente;

- Após o tempo recomendado pelo profissional, remova a placa, escove os dentes e a placa, limpando os restos de agente clareador retidos na mesma.

- Enquanto estiver clareando os dentes, evitar o fumo;

- Em caso de suspeita de gravidez, interrompa o tratamento;


Por Dr. Carlos Loureiro Neto, Cirurgião Dentista
Odontologia estética
www.carlosloureiro.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Bucal com Dr. Luiz Felipe Scabar


Matérias que você vai gostar de ler mais:

1) Mau-hálito ou halitose

2) Clareamento dental em excesso?


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas