Beleza
Dicas de maquiagem para as peles mais maduras

Nunca deixa de ser mulher e a regra número um na maquiagem: menos é mais. Sem essa de sair parecendo que está pintada para a guerra: o arsenal de cosméticos disponível deve ser usado como aliado para amenizar imperfeições e valorizar o que cada uma tem de mais bonito, principalmente na idade madura, onde as marcas de expressão estão mais acentuadas.

Vale a pena investir em bons produtos e numa gama variada de cores, mas o mais importante é aprender a usar o que se tem e não se deixar levar apenas por modismos. Maquiagem é como roupa, é preciso descobrir o que fica bom. É uma questão de experimentar, errar e acertar. Se o que estiver na moda ficar bem, ótimo; senão, o melhor é fazer algumas adaptações e não perder o estilo próprio.

A tendência de usar as cores para deixar o rosto corado, com cara de saúde, continua em alta. Com menos brilho que no verão e olhos um pouco mais marcados.

Mais marcados não é sinônimo de exagerados. Significa que os olhos ganham mais expressividade, mas a maquiagem é leve e discreta. Esqueça definitivamente o puxadinho da Jade da novela O Clone, atualmente reprisando no horário da tarde.

Os maquiadores dizem que é bom dar uma folga às bases e pós que dão efeito iluminado ao rosto. Eles devem voltar com força no próximo verão, mas não combinam com o visual mais opaco que deve imperar nos meses frios.

A regra não serve para o gloss, que demorou a ganhar o mercado, mas caiu de vez no gosto das brasileiras. Apenas atenção à quantidade: no inverno o brilho deve ser usado apenas para o toque final. Cuidado quem tiver passado dos 25. Batons cintilantes marcam os sulcos da boca e comprometem o resultado.

O primeiro passo para uma boa maquiagem é a compra de um corretivo certo. Às vezes, ensinam os maquiadores, é bom comprar mais de um e misturar as tonalidades, para que, além da correção, eles iluminem a pálpebra inferior.

As tonalidades que puxam para o rosa não funcionam na pele da brasileira. É preciso que sejam meios amareladas, de dois a três tons mais claros que a pele, e podem ser misturados com um branco. Outra dica é não carregar no corretivo: uma camada muito grossa pode ressaltar as imperfeições. Nos olhos, é preciso corrigir as sobrancelhas se houver falhas, mas nunca engrosse, pode dar um ar artificial.

Mulher Branca

CORRETIVO
Aplique, dando atenção especial às olheiras e à acne. Sardas podem ser amenizadas, mas nunca inteiramente cobertas. Ilumine as extremidades dos olhos com um corretivo mais claro, que servirá como iluminador. Use o mesmo produto na testa e região do bigode chinês (para disfarçar os sulcos) e rente à sobrancelha ou, se os olhos forem pequenos, em toda a pálpebra

BLUSH & PÓ
Sorria e use os dedos para aplicar apenas na maçã do rosto, a parte mais saliente. Sempre em direção às têmporas. Use um pó translúcido para tirar o brilho e dar uniformidade à pele

SOMBRAS
Esfumace os cantos dos olhos com uma sombra marrom, de fora para dentro. No sentido contrário, aplicar uma sombra mais cintilante clara, que garante profundidade ao olhar. À noite, pode-se optar por um lápis preto, para caprichar no realce

BATOM
Durante o dia, faça um contorno nos lábios com um lápis apropriado e preencha com gloss, aplicando com os dedos, para garantir um efeito mais discreto. À noite, passe o batom antes do gloss, também com os dedos

Mulher negra

COR DA PELE
A pele negra precisa de cuidado especial na correção. Os passos são os mesmos, mas é preciso atenção à tonalidade dos cosméticos. O preto, por exemplo, dependendo da pigmentação, pode ficar azul. Teste sempre antes de comprar

OLHOS
Para iluminar o olhar, é preciso que o corretivo tenha uma tom bege, e não branco. Os olhos podem ser ressaltados com lápis nos cantos das pálpebras, de cima e de baixo. Para a próxima estação, uva, telha e bordô, são tons que caem muito bem

LÁBIOS
As bocas são, geralmente, muito bem feitas e podem ser realçadas com o uso do gloss. Aposte nos mesmo tons

O primeiro passo e um dos mais fundamentais é limpar, tonificar e hidratar a pele antes de começar o processo, “a Koloss disponibiliza estes três produtos que são para todos os tipos de pele e contém aloe vera e a camomila que são calmantes”, começa a maquiadora.

Um produto essencial para a pele madura é o Primer, pois este proporciona um disfarce óptico das linhas finas de expressão, além disso, deixa a pele com um aspecto super aveludado entre outros efeitos.

Com relação à base, Jociely explica sobre o pó compacto e corretivo: “escolha os mais líquidos e finos possíveis e use em pouca quantidade para que a pele fique com um aspecto saudável, e para não craquelar e marcar as linhas de expressão”, sugere.

Não se deve carregar nas sombras, “tudo deve ser suave com relação a quantidade aplicada e pode usar o tom que preferir”, diz Jociely, maquiadora Jociely Priscila Schmidt.

A dica mais importante oferecida pela maquiadora é a de dar um valor grande ao desenho da sobrancelha que é o que vai emoldurar o rosto.

“Uma dica maravilhosa para contornar os olhos é aplicar o lápis branco na marca d’água dos olhos e aplicar por fora na raiz dos cílios o lápis preto ou, pelo fato de não ser muito indicado em alguns casos, usar o delineador líquido na parte superior isso ajuda a definir e contornar o olhar”, explica a maquiadora.

Segundo Jociely, quando o assunto é rímel não há que ter medo de usar várias camadas e se você tem pouca quantidade de cílios também pode escolher os postiços, pois hoje no mercado existem modelos discretos e fininhos que têm um efeito super natural.

“Use e abuse do batom, escolha cores fortes e use o contorno labial no mesmo tom deste, pois isso vai ajudar a dar volume”, revela a profissional.

Para o toque final: blush! “Este sim, é indispensável para a pele mais madura, o blush pode ser um pouco mais carregado e pode escolher a cor de sua preferência. Você tem liberdade para isso”, conclui Jociely Schmidt, da marca Koloss.

Maquiagem auxilia na proteção da pele durante o inverno

Prática que ainda gera dúvida e insegurança para muitas mulheres, os produtos de maquiagem com fator de proteção solar (FPS) podem servir de alternativa para quem deseja auxiliar proteção ao efeito corretivo, em épocas frias do ano.

Assim como os filtros solares, as maquiagens devem receber igual atenção para com a forma de aplicação, isto é, para que a cobertura da pele seja completa, permitindo filtrar os raios solares que a atingem.

Contudo, é importante lembrar que o uso desses produtos não é aconselhável para casos em que a exposição solar será intensa, mas sim, para aplicações no dia-a-dia.

“O que difere os filtros solares presentes nas maquiagens dos tradicionais, aplicados com o propósito específico de proteção, é a adição, nas maquiagens, de pigmentos que possuem a capacidade de cobrir imperfeições e também filtrar os raios solares. Eles têm sua eficácia comparada a dos filtros solares transparentes, com a vantagem de que produzem efeito protetor adicional na faixa de luz visível, exatamente por também serem visíveis, ou seja, por terem cor”, é como o Dr. Sérgio Schalka, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo, SBD-SP, explica a ação dos filtros solares que contêm base.

O especialista ainda esclarece que, mesmo que em conjunto, maquiagens com FPS e filtro solar não oferecem proteção redobrada. Para ele, deve-se optar pela aplicação correta de um dos dois, para evitar o risco de se realizar a junção dos dois produtos de forma inadequada, reduzindo a proteção real.

O tempo indicado para uma correta aplicação das maquiagens com FPS é em um intervalo a cada duas a três horas, variando-se de acordo com a intensidade de exposição solar. No mínimo, recomenda-se aplicar logo pela manhã e, em seguida, no horário do almoço.

Ainda sob outras formas de uso, Dr. Schalka adverte que as maquiagens com FPS podem ser utilizadas após procedimentos dermatológicos ou, até mesmo, quando os pacientes encontram-se em tratamentos de manchas (melasma).


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas