Beleza
Os diferentes tipos de massagens

Atualmente tem se falado muito em vários tipos de tratamentos corporais. Logo abaixo selecionamos alguns dos principais que ajudam na estética e consequentemente no emagrecimento pois aumentam nossa auto-estima. Os tratamentos corporais são sempre coadjuvantes e não devem ser utilizados únicos e exclusivamente, largando a alimentação e bons hábitos de vida.

Termoterapia

Passa-se gel nas áreas a serem tratadas, normalmente pernas, glúteos e abdômen, as quais são enroladas com filme plástico e depois cobertas com placas de aquecimento. O princípio: aquecimento local para que o gel, capaz de ajudar a ativar a circulação, penetre na pele com mais facilidade.

Ultrassom

O aparelho emite ondas sonoras não-audíveis, mas com efeito antiinflamatório, graças ao calor que alcança a camada mais profunda da pele, a hipoderme, sem queimá-la. Indicada em casos de inflamação, como a celulite. Deitada, a paciente recebe uma camada de gel, que funciona como condutor das ondas do ultrassom. Daí, um pequeno aparelho com um cabeçote de metal na ponta é passado sobre o corpo da paciente. A corrente de ondas contínuas emitidas vibra e aquece as células adiposas, tratando a inflamação da celulite.

Pedras frias

Indicada para depois de atividade física intensa, usa pequenos pedaços de mármore polido e resfriados no gelo. A pedra é pressionada sobre o corpo, pelo qual desliza, para aliviar dores e tensões musculares. O gelo associado à pressão da massagem tem ação antiinflamatória, recuperando o músculo estressado.

Drenagem linfática

Quem fica muito tempo sentado, ingere gorduras e açúcares em excesso ou retém líquido com facilidade pode acumular toxinas e ficar inchado, principalmente nas pernas. Com toques suaves e precisos em pontos estratégicos, a massagem melhora a circulação da linfa (líquido que corre pelos vasos linfáticos), aumentando o metabolismo, a oxigenação das células e a eliminação de toxinas. Indicada para celulite e pós-operatório de cirurgia plástica.

Bandagem

As áreas do corpo com gordura localizada são enfaixadas com gaze embebida em solução crioterápica, à base de cânfora, o que abaixa a temperatura da região, causando vasoconstrição. O corpo reage gerando vasodilatação. Segundo fisioterapeutas, esse contraste de temperatura aumenta a circulação e o metabolismo, fazendo o corpo gastar calorias.

Eletroestimulação

É o uso de diferentes tipos e potências de corrente elétrica transmitidas para o corpo por pequenos eletrodos que são colocados na região para cumprir três funções: estimular os músculos, quebrar células de gordura e ativar a produção de colágeno e elastina da pele.

Hot stone ou pedras quentes

Depois de espalhar óleo aromático sobre o corpo do cliente, a terapeuta desliza seixos rolados aquecidos em água quente e faz movimentos circulares e lentos, reforçando a massagem nas regiões mais tensas. Enquanto isso, algumas pedras ficam posicionadas nos chamados chacras, partes do corpo consideradas pontos de energia pela medicina oriental. O peso, o calor e a textura da pedra garantem sensação de conforto e estimulam os pontos de energia, relaxando mais o corpo. São dezenas de formatos e tamanhos diferentes de pedra, especiais para cada parte do corpo.

Massagem redutora ou modeladora

Objetivos: reduzir as medidas e definir as formas de quem tem acúmulo de gordura localizada. Nessas áreas, a terapeuta faz movimentos vigorosos com a mão aberta e fechada na tentativa de dissolver a gordura. Um possível desconforto da massagem depende da sensibilidade de cada um e também do terapeuta.

Mesoterapia sem agulha

Indicada para celulite e gordura localizada, a técnica usa ultrassom de baixa frequência e medicamentos em forma de gel ou creme com substâncias capazes de ativar a circulação e quebrar as células adiposas. A vibração do ultrassom e o aquecimento da região ajudam o medicamento a penetrar.

Mesoterapia

Técnica de injeção de medicamento indicada para casos avançados de celulite. Considerado um método invasivo, só pode ser feito por médico. "As substâncias injetadas na área de gordura localizada são uma mistura de agentes antiinflamatórios e lipolíticos, capazes de desmanchar a gordura, e agentes venotônicos, que ativam a circulação", explica Valcenir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Juntos, pretendem ativar o metabolismo e a circulação e quebrar as células adiposas. Antes de optar pela técnica, é fundamental passar por uma consulta médica para saber se o tratamento é necessário para seu caso, quais substâncias serão injetadas e se você apresenta algum tipo de alergia a elas.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna Beleza e Estética com Orlando Sanches e Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas