Beleza
Traje: Black-Tie, Esporte Fino, Casual. Você sabe o que usar em cada festa?

Antigamente, as mulheres usavam vestidos feitos com muito tecido e diversos enfeites para ir às festas. As cores mais nobres eram o roxo e o vermelho, pois a pigmentação naquela época era muito rara. Hoje em dia, escolher o figurino ideal para ir a uma festa, seja casamento, debutante, bodas, formaturas, batizados, exige conhecimento para combinar a peça correta para cada ocasião e tipo físico.

Para designer de moda e apresentadora do Programa Fashion Stamp, Thais Lee, a roupa deve seguir a especificação do traje que vem no convite. Caso não haja informação sobre a roupa, o conselho de Thais é vestir o velho e bom tubinho preto. “Para um evento jovem, como uma festa de 15 anos, use um modelo básico com um bom salto e dose os acessórios, como um colar pesado, um brinco ou um anel”, explica.

Outra dica da apresentadora é caprichar na maquiagem e no cabelo. “Invista em um penteado que é fácil de fazer, como um rabo de cavalo ou mesmo uma franja levantada”, explica. Se o evento for um casamento, por exemplo, a escolha do tubinho também pode permanecer. “Vestido abaixo do joelho ou um longuete não tem erro quando não há traje apontado. As mais senhoras podem investir em um longo combinado com estola ou até mesmo um bolero de paetê”, afirma Thais.

Para ajudar as mulheres a não errarem no visual e principalmente a se sentirem bem dentro da roupa escolhida.

O Sentir Bem conversou com Thais Lee, que separou algumas dicas para cada ocasião e tipo físico:

- O que vestir em cada tipo de traje?

Traje esporte: usado em ocasiões informais, como almoços, batizados e eventos durante o dia. Cabe o uso de vestidos leves de comprimento mais curto, saias, camisas e calças sociais. Jeans em hipótese alguma.

Traje esporte fino: para eventos informais a noite e até mesmo festas de 15 anos. Vale usar vestidos curtos mais elaborados com brilho, paetês e tecidos finos como a seda. A calça social pantalona também é super indicada para a ocasião.

Traje Social: vestidos curtos, contanto que sejam trabalhados e incrementados, e longuetes (comprimento na altura do tornozelo). Aposte em vestidos mais trabalhados e rico em detalhes. Caso opte por um modelo liso, jogue acessórios pesados para dar um up no visual.

Traje Social Completo: longo ou longuete. As mais jovens podem usar vestidos mais curtos, desde que sejam abaixo do joelho ou no máximo dois ou três dedos acima. Vestidos com brilho, transparência, decotes e fendas são super válidos e devem ser combinados com sandálias mais finas e trabalhadas.

Alta, baixinha, magrinha e gordinha...

Baixinhas. Normalmente as baixinhas não gostam muito de vestidos longos, pois se sentem menores ainda. Colocar um bom salto passa a sensação oposta, o corpo vai parecer mais alongado. Outra opção são os vestidos com a barra mais curta na frente, que dão a idéia de uma silhueta mais longilínea.

E para quem não gosta mesmo do longo, sempre dá pra investir no longuete, e se a ocasião permitir, o vestido curto não tem erro, valoriza qualquer baixinha.

Altas. Se o evento for mais chique, vestidos longos e acessórios pesados. Um bom par de brincos de pedra combinado com um cabelo todo preso, valoriza ainda mais o tipo físico. O macacão de seda também cai super bem. Aposte em modelos lisos em tons neutros como o preto, o cinza ou até mesmo um nude. Combine com um peep toe, um rabo de cavalo bem alto com a franja para trás e um brinco, fica ótimo!

Magrinhas. Vestidos justos e transparentes valorizam a silhueta, e são ótimas opções para as magrinhas. No caso dos longos, aposte em um modelo que seja justo na cintura e mais solto na parte de baixo.

Para as que têm mais busto, opte por pela frente única e decotes não tão exagerados para não cair no vulgar. As que têm menos busto podem investir em modelos tomara-que-caia, com detalhes na área do busto, como brilho, lantejoulas ou plissados, que dão a impressão de volume na região. Uma boa opção é usar o decote nas costas.

Gordinhas. Vestidos mais soltos, em tons neutros e sóbrios e de preferência sem estampa e muito brilho. Caso a pessoa goste de estampas, opte pelas menores, pois elas não criam um efeito de volume tão grande como as maiores. É sempre bom usar uma cinta por baixo da roupa, ela evita que as gordurinhas apareçam.

Casaquinhos, boleros e terninhos são ótimos para disfarçar aquela dobrinha que fica embaixo do braço, além de complementar o visual e dar uma cara mais moderna. O segredo é não ter medo do seu corpo, aceitar o seu tipo físico e saber brincar com ele, investido em modelos que valorizem a sua própria beleza.

Senhoras. Trajes sem muito decote, que cubram a região dos braços e de preferência em tons pastéis e neutros. Tecidos esvoaçantes trazem a ideia de leveza, o que dá uma cara mais jovem ao look, sem cair no exagero.

Para quem tem medo de errar, aposte em um vestido longo minimalista com mangas ¾. Uma boa pantalona de seda combinada com um terninho preto também é válido, mas atenção aos acessórios, pois são eles que vão incrementar o visual. Uma saia longa de tecido mais fino, como o tafetá e uma boa camisa de seda, também são uma ótima pedida.

Festas durante o dia: o que vestir?

Se surgiu a dúvida do que usar quando a festa é durante o dia ou no final da tarde, saiba que é possível compor um visual caprichado sem parecer exagerado para o horário.

O conselho de Thais Lee para os eventos na parte da manhã é abusar de tons cleans, dos modelos estampados e brincar com as cores. “Os tons devem ser foscos e menos brilhantes. Vestidos curtos e longuetes são boas opções, desde que sejam feitos de tecidos leves. Fuja dos mais pesados e rígidos”, afirma.

Já para os eventos de final de tarde, a estampa não cai tão bem. “Opte por vestidos leves em tons mais vivos, combinados com terninhos. A saia lápis com um blazer também é outra opção”, afirma Thais.

O que vestir em festas de casamentos, 15 anos e bodas?

Eventos jovens pedem trajes esporte fino ou social. Em casamentos e festas mais formais, usa-se o social completo ou o black-tie. Em eventos durante o dia é melhor apostar em cores claras e até mesmo estampas, desde que sejam discretas e de acordo com a ocasião.



















TrajeOcasião ModelosRestrições
EsporteAlmoços, batizados e colação de grauVestidos leves e curtos, saias, camisas e calçasCalça Jeans
Esporte fino Eventos informais durante a noiteVestidos curtos trabalhados com brilhos, saias e calças Calça jeans e sapatos informais, como tênis e rasteirinha
SocialCoquetéis, casamentos e festas de 15 anosVestidos curtos incrementados e longueteRoupas estampadas
Social CompletoFormaturas e casamentos Longo ou longueteSandálias pesadas de material informal e roupas estampadas


Veja mais sobre o assunto em nossa coluna À Sua Moda com Luciana Menna Barreto


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas