Beleza
Você também não usa óculos para não “estragar” a sua aparência?

Segundo pesquisa britânica, realizada pelo Sight Care Group, muitas britânicas sofrem com problemas de visão porque são muito vaidosas. O estudo trouxe outros dados muito relevantes também:

· 1/4 das mulheres britânicas que precisam de óculos se recusa a fazer exames oftalmológicos para avaliar a visão;

· Isso significa que 7,5 milhões de britânicas “estão lutando contra a própria visão”, que elas sabem que não está perfeita;

· Quase metade das participantes da pesquisa disse acreditar que o uso de óculos “as fazem sentir pouco atraentes, e, portanto, elas evitam usá-los a todo custo”;

· 1/4 de todas as mulheres pesquisadas não foram ao oftalmologista nos últimos dois anos.

“Os dados da pesquisa nos alarmam porque o que parece ser uma atitude pró-vaidade é na verdade um ato auto-destrutivo, pois a deterioração da visão afeta a qualidade de vida terrivelmente: podem surgir sintomas desagradáveis como dores de cabeça, estrabismo, dor atrás dos olhos. Sem exames oftalmológicos regulares, é impossível prevenir condições muito mais graves, tais como glaucoma, catarata, degeneração macular, que poderiam ser corrigidas a tempo”, alerta o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Outros dados

A pesquisa inglesa revelou também mesmo entre as pesquisadas que usam óculos, o uso não é feito tão freqüente, como deveria ser. 2/3 das mulheres que usam óculos se recusam a usá-los durante um programa noturno. Outros 15% admitem tirar os óculos quando andam em transportes públicos e 16% disseram que os deixam em casa ao irem a um encontro amoroso.

Preocupante também é a informação de que 7% não se preocupa em colocar os óculos para ler e passam o dia todo no trabalho, sem fazer uso das lentes corretivas. 7% das pesquisadas alegou desconforto ​​em usar óculos em uma reunião de trabalho.

Por fim, outro dado para reflexão: 69% por cento das mulheres pesquisadas com problemas de visão alegaram que o único lugar onde elas se sentem realmente confortáveis ​​com seus óculos é quando estão em casa.

Como reverter a rejeição?

Segundo a oftalmologista do IMO, Sandra Alice Falvo, diante de queixas relacionadas à estética e ao uso de óculos, “o oftalmologista deve ouvir as preocupações dos pacientes, aprender sobre o seu estilo de vida para ajudá-lo a cuidar da sua saúde ocular, apropriadamente”, diz a médica.

Hoje, os óculos seguem os ditames da moda. “Contamos com muitos modelos que ajudam a melhorar a aparência das pessoas. Se a rejeição pelos óculos for irreversível, é possível optar por lentes de contato ou pela correção do vício de refração cirurgicamente. O único comportamento inaceitável é não buscar corrigir um problema de visão. Não podemos admitir que alguém não vá ao oftalmologista e não siga as recomendações médicas por causa da vaidade”, aconselha Sandra Alice Falvo.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Oftalmologia e Saúde com Dr. Claudio Lottenberg


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas