Beleza
20 Dúvidas para ficar mais bela (o)!

Logo abaixo 20 dúvidas comuns que vocês leitores nos perguntam muitas vezes no quesito beleza, saúde, pele, etc. Fique por dentro e mais bonita (o):

1. Uma espinha espremida pode virar câncer da pele?
Mentira. Espinhas não devem ser espremidas, mas isso não origina o câncer da pele. Muitas pessoas espremem lesões que já eram um câncer da pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a "suposta" espinha.

2. A alimentação pode piorar as espinhas?
Verdade. Apesar de controverso, observa-se que mesmo não tendo nenhuma participação na causa da doença, a alimentação pode influir no curso da acne. Em algumas pessoas que já sofrem de acne, é comum ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos do tipo: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e gorduras animais.

3. Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer dois no lugar?
Mentira. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado.

4. Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?
Mentira. A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

5. Dormir com os cabelos molhados faz mal aos cabelos?
Mentira. O tempo que ele leva para secar será quase o mesmo com a pessoa dormindo ou acordada.

6. Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?
Mentira.O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.O que acontece é que o cabelo fica mais bonito tirando as pontas quebradas e/ou duplas.

Cortar o cabelo estando a cliente ou a cabeleireira menstruada, deixa o cabelo com fios grossos, queda acentuada ou até muda o tipo de lisos para cacheados e vice-versa?
Mentira. Não existe o menor fundamento para tal fato. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento nem provoca a sua alteração, independente da mulher estar menstruada ou não.

7. Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?
Mentira. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira pois, a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.

8. É normal os cabelos caírem após o parto?
Verdade. Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e estes pêlos voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

9. Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?
Mentira. Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a pintar os cabelos mais cedo, o fez porque tinha tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.

10. Os furúnculos são uma doença do sangue?
Mentira. Os furúnculos são causados por uma bactéria da própria pele, que invade o folículo piloso causando a infecção.

11. Pele oleosa envelhece menos?
Verdade. A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultra-violeta do sol e sofre menos os seus efeitos danosos, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

12. Passar soro fisiológico na pele faz bem?
Mentira. Soro fisiológico é apenas água e sal, não tem qualquer efeito benéfico para a pele.

13. Usar cremes "anti-envelhecimento" e proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
Verdade. A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento). O uso de protetores solares diariamente retarda o envelhecimento cutâneo e alguns cremes "anti-envelhecimento" ajudam a reverter os danos causados pelo sol.

14.Câmaras de bronzeamento fazem mal à pele?
Verdade. A exposição aos raios ultra violeta provenientes do sol ou das câmaras de bronzeamento são danosos à pele, desencadeando o fotoenvelhecimento e predispondo-a ao câncer de pele.

15. Os cremes auto-bronzeadores fazem mal à pele?
Mentira. A não ser que a pessoa tenha alergia ao produto que está utilizando, os cremes bronzeadores não fazem mal à pele, pois apenas pigmentam a última camada da epiderme, conferindo coloração semelhante ao bronzeado.

16. Estrias não tem cura?
Verdade. As estrias são irreversíveis, e os tratamentos disponíveis (mesoterapia, subcisão, dermoabrasão, peelings e uso de certos tipos de ácidos) apenas visam melhorar o aspecto das lesões tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio ao redor. Nenhum tipo de tratamento pode fazer a pele voltar ao normal.

17. Psoríase e vitiligo não tem cura?
Mentira. A psoríase e o vitiligo podem ser curados clinicamente, com o desaparecimento completo dos sintomas e recuperação total da pele. Entretanto, não se pode afirmar que a doença nunca mais voltará a manifestar seus sintomas.

18. Psoríase e vitiligo são contagiosos?
Mentira. A psoríase e o vitiligo não oferecem o menor risco de contágio para qualquer pessoa que entre em contato com os portadores da doença. Não são doenças contagiosas.

19. Seborréia e caspa não tem cura?
Mentira. Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.

20. Simpatia pode curar verrugas?
Verdade. As verrugas são doenças causadas por vírus. As simpatias provocam uma auto-sugestão de que a pessoa vai ficar curada. Isto pode estimular seu sistema imune a combater os vírus, eliminando as verrugas.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas