Beleza
Aplicação de Ácido Hialurônico é o tratamento mais eficaz para preencher e devolver sustentação à pe

O Ácido Hialurônico é a substância da vez na dermatologia, para tratamentos relacionados ao envelhecimento da pele. Produzido pelo organismo, assim como o colágeno e a elastina, dá sustentação à pele, mantendo a aparência e características de jovialidade.

Porém, a produção deste componente diminui com o passar dos anos, deixando a pele mais flácida. “Podemos dizer que é como se as paredes de uma casa ficassem mais frouxas”, exemplifica a Dra Meire Brasil Parada, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo.

Ela também explica que na menopausa, há uma redução destas fibras de sustentação, porém os efeitos variam de acordo com a qualidade de vida de cada pessoa, hábitos de exposição ao sol, tabagismo e alimentação, que são os principais agentes de degradação das substâncias da pele.

Desse modo, a aplicação do ácido hialurônico purificado sob as rugas traz grandes resultados. Mas não se esqueça dos cuidados posteriores. Segundo a Dra Meire “depois do tratamento é recomendável que os pacientes não manipulem a área tratada, não façam esforços extremos e fujam do sol para evitar o surgimento de manchas escuras no local de aplicação, principalmente se houver a formação de hematoma”. Respeitando estas e outras orientações, haverá maior duração do composto, que precisa ser retocado depois de 8 a 12 meses. “A aplicação deve ser feita por profissionais habilitados. Os pacientes podem visitar o site www.sbd-sp.org.br e fazer uma pesquisa a fim de checar se o profissional escolhido tem vínculo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, obtendo o máximo de segurança de que estão sendo orientados de forma adequada”, alerta a médica.

Os pacientes que não quiserem recorrer às aplicações, feitas com agulha em clínicas preparadas, poderão encontrar o produto em alguns cosméticos, que também apostam nesta e em outras substâncias. “Os cremes com ácido hialurônico são hidratantes e não oferecem o mesmo efeito de uma aplicação por que não agem como preenchedores. Nestes casos em que há a opção por um tratamento tópico, o hidratante à base de ácido retinóico é muito bem indicado, pois comprovadamente estimula o colágeno na pele”, completa a Dra Meire.

“O acido hialurônico é uma substância muito usada para preenchimentos corporais e faciais, sendo um dos produtos mais utilizados atualmente para tratamento de rugas e sulcos. Além disso, é considerado o tratamento mais seguro para dar volume em áreas da face como queixo, região malar, lábios, nariz e lóbulos de orelha. Por ser aplicado em qualquer área que precise de remodelamento, sem o risco apresentado pelas substâncias permanentes”, explica a Dra. Erica Monteiro (CRM-SP 87350), dermatologista colaboradora do Setor de Cosmiatria da Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia/UNICCO, do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Para saber mais sobre esse tipo de aplicação, entrevistamos Dra. Erica que dá mais detalhes sobre o procedimento que oferece naturalidade e harmonia aos contornos da face. Acompanhe:

1.O que é um tratamento para o rejuvenescimento da face? Qual a melhor substância a ser aplicada neste procedimento?

Antigamente, os tratamentos para rejuvenescimento eram feitos somente com ácidos em forma de creme para tratamento em casa e também ácidos mais fortes, utilizados no peeling químico facial para melhorar da textura da pele, clarear manchas, entre outras aplicações. Depois, veio a toxina botulínica e os preenchimentos dérmicos com ácido hialurônico que corrigem rugas dinâmicas, linhas e sulco. Hoje, somado a tudo isso, temos os novos preenchedores à base de ácido hialurônico com alta viscosidade, capazes de preencher grandes volumes e, desse modo, remodelar o rosto, corrigir depressões e repor grandes perdas de volume da face. Por conta desta tecnologia, é possível realizar o rejuvenescimento global da face.

Entre as substâncias disponíveis no mercado, temos o Teosyal Ultimate, que tem apresentado resultados significativos, porque é um produto especialmente desenvolvido para tratar volumes. Por ser um ácido cross-linkado, otimiza o resultado por um período maior, além de oferecer efeito lifting imediato.

2.Para quais casos ele é indicado?

O remodelamento facial com o ácido hialurônico é indicado para pacientes com rugas, sulcos e flacidez na face. Também é recomendado para perda de volume nas mãos, dentre outros tratamentos.

3.Como é realizado este procedimento estético? Quais as técnicas empregadas? Quantas sessões?

Com anestesia em creme (produto aplicado na pele com ação anestésica) ou com anestesia local, semelhante a usada pelos dentistas. A técnica de aplicação pode ser com agulha ou cânulas. Geralmente, uma sessão apenas é suficiente, mas nos casos de envelhecimento mais acentuado, podemos precisar de duas sessões.

4.Por que esta técnica está sendo considerada um avanço na estética?

Ela permite grande rejuvenescimento da face, sem os desconfortos da cirurgia plástica, como os edemas, por exemplo.

5. Quais as vantagens que ele apresenta em relação a outros procedimentos estéticos?

Os resultados são percebidos quase que imediatamente ao tratamento, o que representa um grande incentivo para o paciente. Além disso, o procedimento é muito rápido, muito eficaz, serve para graus moderados e avançados de envelhecimento, sem a necessidade de fazer uma cirurgia plástica.

6.Como é a recuperação do procedimento?

O paciente pode ficar um pouco inchado durante um ou dois dias e com alguns hematomas por um a três dias, mas a recuperação é rápida e o resultado imediato.

7.Como deve ser a manutenção do tratamento em casa? Quanto tempo dura o procedimento e o prazo para fazer retoques?

Os cuidados são os básicos que se deve ter com a pele: limpeza, hidratação, uso de filtros solares e controle na exposição ao sol. A duração é de 15 a 18 meses, em média.

8. Há contraindicações no tratamento facial com o ácido hialurônico?

Ele deve ser evitado por mulheres grávidas e pacientes com doenças auto-imunes, como lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo. Por isso, é fundamental passar pela avaliação médica.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas