Beleza
Adolescência sem marcas

Acne juvenil é uma das doenças da pele mais freqüentes e que afeta cerca de 80% dos adolescentes. As lesões surgem na puberdade e acometem ambos os sexos, tendo maior incidência dos 14 aos 17 anos nas mulheres, e dos 16 aos 19 anos nos homens. Mas o que fazer quando rostos, costas e colos - áreas ricas em glândulas sebáceas - são invadidos por cravos e espinhas que resistem aos tratamentos tradicionais e deixam cicatrizes?

O tratamento dessas cicatrizes g anhou uma alternativa de última geração: o uso do laser de Erbium para Resurfacing, que é a eliminação de maneira precisa das camadas superficiais da pele e estimulação da produção de colágeno nas camadas mais profundas. Os resultados obtidos são excelentes, com desconforto mínimo para o paciente e um tempo de recuperação extremamente curto.

Cravos e espinhas são conseqüência da obstrução dos folículos pilossebáceos com o aumento da produção e secreção sebácea. A atividade seborréia depende dos hormônios sexuais masculinos, presentes tanto em homens quanto e mulheres. Na adolescência essa produção aumenta e, com ela a oleosidade. Predisposição genética pode favorecer o desenvolvimento da acne, que começa na adolescência e desaparece em média a partir dos 20 anos. Mas alguns pacientes ainda apresentam sintomas após os 35 anos ou mais (cerca de 1% da população masculina e 5% da feminina).

A obstrução do canal pilossebáceo forma um tampão nos poros e a retenção do sebo que deveria ser eliminado. São os cravos. As bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pús. A principal bactéria envolvida chama-se Propionibacterium acnes (P.acnes), normalmente presente na pele de todas as pessoas, mas em maior quantidade nas que apresentam acne.

A acne é classificada conforme o número, intensidade e características das lesões:

· GRAU I: apenas cravos brancos (fechados) ou pretos (abertos), sem lesões inflamatórias.

· GRAU II: cravos, pontos vermelhos (pápulas) e espinhas (pústulas).

· GRAU III: cravos, espinhas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas e inflamadas, podendo ter saída de pus (cistos).

· GRAU IV: cravos, espinhas e grandes lesões císticas comunicantes, com muita inflamação e aspecto desfigurante. Representa forma grave de acne, com muitos cistos e pus, formando abscessos e fístulas.

· GRAU V: raro e grave. O paciente tem febre, queda do estado geral, dor em várias articulações, alterações ósseas, dores musculares e perda de apetite. Pode ocorrer necrose das lesões (morte do tecido). O paciente deve ser tratado rapidamente, pois há risco de marcas e cicatrizes graves, desfigurantes e permanentes.

O tratamento correto deve ser escolhido após avaliação do quadro. Mas manter uma pele saudável ajuda na auto-estima, afinal, a pele representa 15% do nosso peso corpóreo, formando o revestimento e dando proteção ao organismo contra agentes agressivos.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas