Beleza
Livre-se das rugas, não das expressões

Precisamos desmistificar o uso da toxina botulínica, já esclarece o dermatologista de São Paulo, Dr. Daniel Catanho. Há muitos mitos que envolvem o uso da mesma. O mais comum deles são que as aplicações constantes trazem efeitos irreversíveis para os músculos da face, inclusive até deformidades. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o resultado depende, ou melhor, está nas mãos dos profissionais que o usam. “Fazer uso da toxina em doses adequadas não faz nenhum mal, pelo contrário, melhora muito os aspectos de envelhecimento facial. O uso exagerado e a aplicação incorreta trazem como conseqüência seqüelas nem um pouco naturais, que definitivamente não são os objetivos do tratamento”, diz Dr. Laércio Gomes Gonçalves, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Apenas atrás dos Estados Unidos (que em 2007 registrou mais de nove milhões de procedimentos realizados), o Brasil é o segundo maior em número de aplicações da toxina botulínica. O método não necessita de anestesia e nem de internação, o que facilita sua colocação em clínicas e consultórios. Portanto, é importante saber escolher o médico, que esteja apto na técnica, inclusive sobre as questões de transporte, armazenamento e diluição. “A toxina é muito instável. Se não houver cuidado, a simples colocação na seringa pode invalidar o produto”, atenta Dr. Laércio.

Os dermatologistas são unânimes quando se fala em cuidados com a se tomar como prevenção. Dr. Daniel afirma que “uma aplicação bem feita, sem exageros, com indicação precisa e por um profissional habilitado, é sem dúvida, uma excelente arma terapêutica p/ quem deseja prevenir e/ou tratar o envelhecimento da pele. O objetivo é suavizar as marcas do envelhecimento e das rugas de expressão”. A toxina botulínica pode ser aplicada ao redor dos olhos, na testa, rugas palpebrais, sulco entre as sobrancelhas, na região da boca, no pescoço e colo. A duração do efeito é de aproximadamente seis meses, pois há vários fatores que influenciam o método como tipo de pele, musculatura e idade. “O músculo que temporariamente fica em repouso devido à ação da toxina, acaba perdendo o hábito, por assim dizer, de sua função, de forma que reduz a velocidade do aparecimento de novas rugas. Então, o seu efeito benéfico permanece por um determinado tempo”, explica Dr. Ricardo Villa, dermatologista.

Aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) e liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992 para indicações terapêuticas e, em 2000, para o tratamento de rugas e hiperidrose axilar e palmar, a toxina pode ser utilizada associadamente a outras técnicas estéticas. “Não existe idade mínima e nem idade limite para a aplicação da toxina, o que existe é a indicação que deve ser adequada. Existem pacientes jovens que já têm indicação da toxina por apresentarem muitas marcas de expressão e que em breve já poderão evoluir p/ rugas definitivas se não tratadas. Em contrapartida temos pacientes mais maduras que ainda não necessitam da toxina, ou aquelas que já não se beneficiarão tão bem do efeito da mesma por já apresentarem rugas estáticas profundas, tendo indicação muitas vezes já de uma cirurgia plástica,” completa Dr. Daniel Catanho.

“Sendo assim, uma aplicação de toxina botulínica nos músculos deixa uma expressão mais agradável, e produz resultados interessantes, que sem dúvida nenhuma melhoram a auto-estima de quem a usa”, finaliza Dr. Laércio.


Fontes:

1) Dr. Daniel Catanho – (011) 3051-7260

2) Dr. Ricardo Villa – (011) 3849-8064

3) Dr. Laércio Gomes Gonçalves – (061) 3248-2485


1) Razões para o homem se preocupar com a aparência

2) Qual o limite para a beleza?


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas