Beleza
Curta o carnaval sem descuidar da saúde

7 DICAS PARA APROVEITAR O CARNAVAL SEM DESCUIDAR DA SAÚDE

Festa, verão, agito e descontração ditam o ritmo do Carnaval, o feriado mais esperado pelos brasileiros. Com a data se aproximando e a grande liberdade de interação entre as pessoas que ela propicia é muito importante ter em mente que não se pode relaxar quando o assunto é gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST’ ;s). Uma pesquisa realizada pela Bayer Schering Pharma com mais de 5 mil adolescentes de 25 países, incluindo o Brasil, revela que 60% das adolescentes do sexo feminino e 55% do sexo masculino consideram que falar com sua parceira sobre contracepção seja um tema “difícil”. Na América Latina, apesar de 32% dos jovens classificarem o método contraceptivo como a parte mais importante da relação sexual, 56% admitem terem tido relações com um novo parceiro sem o uso de métodos anticoncepcionais.

Para tirar algumas das mais frequentes dúvidas sobre como manter a saúde sem ter que enfrentar uma gravidez não planejada nessa época do ano em que o sexo sem compromisso se tor na mais comum, o ginecologista e obstetra Dr. José Bento dá algumas dicas.

– O que fazer se a camisinha estourar durante a relação sexual?

Dr. José Bento – Neste caso, além do risco de gravidez, há a probabilidade de a mulher contrair uma doença sexualmente transmissível (DST). Sendo assim, é aconselhável que ela procure assistência médica o quanto antes, para que sejam realizados exames e medidas de emergência sejam tomadas para tratar uma eventual contaminação ou evitar uma possível gravidez.

2- É indicado usar os dois tipos de camisinha: a feminina e a masculina?

Dr. José Bento – Não existe necessidade dos dois usarem preservativo. O uso correto de apenas um tipo de camisinha já protege o casal contra a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

3- É indicado usar a pílula anticoncepcional e a camisinha?

Dr. José Bento – É o mais recomendável. Utilizando os dois métodos contraceptivos, a mulher terá uma dupla proteção, uma vez que previne a gravidez indesejada e a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST).

4- Para a mulher que toma pílula anticoncepcional e sua cartela irá acabar bem na semana do Carnaval, o que ela deve fazer para não menstruar durante o feriado?

Dr. José Bento – Ela deve iniciar uma nova cartela logo após o término da anterior, sem dar o intervalo. O ideal é que siga tomando as pílulas da nova cartela até completar um novo ciclo de tratamento, interrompendo o uso após o fim da segunda cartela, quando deve voltar a menstruar normalmente ao final de cada cartela da pílula.

5- É possível a mulher parar de tomar a cartela do anticoncepcional antes do carnaval para adiantar a menstruação e não ficar inchada e com TPM durante o feriado?

Dr. José Bento – É possível sim, mas a cartela deve ser interrompida com antecedência suficiente para a menstruação e os sintomas desaparecerem. Neste período, também é importante que ela utilize preservativo para se proteger de uma gravidez indesejada. Deve-se reiniciar uma nova cartela tão logo seja completado o período de pausa.

6- Se a mulher esqueceu de tomar a pílula do dia e teve uma relação sexual sem camisinha, como deve proceder? E quais são os riscos que ela corre?

Dr. José Bento – A mulher deve tomar a pílula assim que lembrar, podendo tomar duas pílulas juntas no próximo horário habitual de tomada. Exceto pela falta de proteção contra DSTs, não há motivo para grandes preocupações, mas a eficácia da pílula anticoncepcional pode diminuir e é aconselhável que a mulher passe a usar a camisinha em todas as relações para garantir a proteção. Além disso, vale reforçar que sempre que a mulher mantiver uma relação sexual sem o uso de camisinha, existe o risco de contágio por DST’s.

7 – Quais são os riscos se o método contraceptivo escolhido pelo casal for o coito interro mpido?

Dr. José Bento – Esse método não é totalmente eficaz para a prevenção de gravidez e não protege a mulher contra DST’s. Se o coito interrompido for realizado rotineiramente, pode trazer consequências a longo prazo, como a anargosmia da mulher (incapacidade de atingir o orgasmo), varizes pélvicas e ejaculação precoce no homem.

Para uma avaliação de cada caso em particular e orientação individual adequada, é indicado procurar assistência médica.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas