Beleza
Cuidados com pele oleosa e com cicatrizes!

O controle da pele oleosa pode ser conseguido com sucesso razoável se os fatores que estão por trás do problema são entendidos. O excesso de secreção das glândulas sebáceas durante a adolescência é uma ocorrência física natural, que afeta grande parte da população. Porém, sem a higiene correta da pele e bom estado de saúde, o problema pode resultar em excessiva secreção sebácea, ou seja, uma seborréia que pode progredir para uma infecção pustular do folículo (acne vulgar). Ela é caracterizada pela aparição de pontos pretos, pápulas e pústulas, que podem ocorrer na face, pescoço, ombros e costas. Nos casos de peles oleosas e com problemas, procurar uma esteticista é o melhor caminho, pois ela saberá reconhecer seu problema, fará os tratamentos possíveis em cabine, e o encaminhará ao médico se for necessário.

Tratamentos feitos pela esteticista

Tratamento para peles oleosas e seborréicas, consiste em limpeza de pele, com vapor de ozônio, utilização de máscaras específicas, drenagem linfática manual, desincrustração galvânica para remoção de sebum e tonificação com extratos vegetais. Procedimentos realizados somente em problemas que podem ser tratados pela esteticista. Em casos graves ela encaminhará ao médico.

Sugestões para cuidar da pele oleosa e com problema em casa

Cuidados diurnos


Limpar: o uso de sabonetes líquidos e biológicos removerão o sebum natural, formado durante a noite. O produto pode ser aplicado com algodão em toda a face, no caso de leite de limpeza, ou aplicado na pele umedecido, com uma escova própria para a face. O produto deve ser enxaguado, não deixando vestígios, e a escova deve ser bem lavada após o uso e deixada por algumas horas numa loção anti-séptica.

Corrigir: o produto usado deve ser de acordo com a pele, não deve ser oleoso. Hoje temos ótimos produtos no mercado, mas só deve ser usado se for indicado por um especialista, caso contrário pode piorar a situação da pele.

Proteger: loção hidratante livre de óleo com proteção anti - UVA-B livre de PABA, evitando assim alergias e irritações na pele, sempre bem aplicado em todo o rosto e pescoço, para atuar como um filme protetor, se não usar nenhuma maquilagem ou para ser usado antes dela. Lembrando que deve ser sempre indicado pelo médico ou pela esteticista.

Maquilagem: bases medicamentosas, semilíquidas e que cubram bem podem ser aplicadas, se necessário, para manter a aparência de uma pele oleosa com seborréia ou com acne. Algodão ou uma esponja limpa devem ser usados para aplicar a base, para evitar a reinfecção da pele. Sempre que usar maquilagem, limpar bem a pele à noite.

Cuidados noturnos

Limpar:a remoção completa da maquilagem se faz necessária, e deve ser feita com a aplicação de um leite de limpeza leve, usando lenço de papel ou compressas de algodão para retirar o produto e em seguida usar uma loção tônica específica.

Proteger: os produtos atuais são a base de ácidos como o glicólico, o retinóico e outros, e só devem ser usados quando indicados por médicos dermatologistas, e seguir corretamente as instruções por eles determinadas.

Obs.:: É necessário que o cliente mantenha um contato próximo com o profissional de estética, de modo que este observe os efeitos dos cuidados em casa, podendo a rotina ser revisada, de acordo com as mudanças da pele.

Como é comum que as peles seborréicas e acnêicas freqüentemente piorem, antes de melhorar, é preciso orientação por parte do profissional para encorajá-lo a seguir com o tratamento. No próximo artigo falarei um pouco mais detalhado sobre pele com acne.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Beleza e Estética com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas