Beleza
Cuidados com os cabelos tingidos

Trocar a cor é fácil, difícil é manter o aspecto natural. A reclamação vem de todos os lados quando o assunto é tintura de cabelo. Mas o problema não é tão grave. Com a ajuda de profissionais competentes e bons produtos dá para trocar o preto pelo louro ou o louro pelo cinza sem traumas. As alternativas são muitas. Basta saber escolher.

Se a mudança de estação agride os cabelos, imagine os tratamentos químicos. No mercado de cosméticos o que não faltam são produtos de qualidade e que trazem bons resultados para tratamentos como luzes, ballayage , strong (pintura de três mechas na parte frontal no topo da cabeça ), tintura tradicional, reflexo e henna, exemplos mais comuns de mudança na cor dos fios.

Antes de passar por processos como esses, é preciso ficar atento ao estado dos cabelos. Se estiverem frágeis e quebradiços o mais aconselhável é deixar a mudança para depois. Enquanto isso, procure um tratamento para reconstruir toda a fibra capilar, e que traga força e elasticidade. Aí sim, prepare-se para radicalizar o visual.

Mas nem tudo é perfeito. Manter a tintura no cabelo por muito tempo não é tão fácil, já que agressores externos como poeira, poluição e temperatura diminuem o tempo da coloração. Segundo os médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não existe uma maneira mágica de manter as tintas nos fios, porém as próprias tinturas têm capacidade de penetração e estabilidade determinadas pelos laboratórios que as produzem. "Para curtir a mudança por mais tempo não abra mão dos xampus, banhos de cremes com ingredientes específicos e hidratações periódicas", explicam os dermatologistas.

Outro detalhe é a idade, que também influencia os tratamentos químicos dos cabelos. Depois de algum tempo, a melanina (substância responsável pela pigmentação) fica mais fraca e deixa os fios mais expostos. Para aumentar a penetração da tinta nas pessoas de cabelos brancos é possível utilizar substâncias que abram os poros através de técnicas como a decapagem, que aumenta o poder de penetração da tinta. No final é necessário aplicar substâncias que aumentem a aderência para que o mesmo processo que facilitou a entrada da tinta não permita sua saída.

Quem não quer perder tempo e deseja mudar a cor das madeixas de hora para a outra, encontra a praticidade nos xampus tonalizantes que tomam conta das prateleiras. O efeito e os cuidados são os mesmos. De acordo com o produto é necessário estar sempre de olho nos fios e hidratando-os em casa com banhos de creme até o próximo retoque. A maioria vem com cremes fixadores de cor e garantem a mudança por mais tempo.

PRINCIPAIS TRATAMENTOS E MANUTENÇÃO:

Decapagem - processo que ajuda na limpeza dos resíduos da tintura e preparam os fios para receber uma nova cor; indicado principalmente para quem tem cabelos brancos.

Tonalizantes - não agridem os cabelos e dão brilho aos fios

Tintura tradicional (com creme) - manutenção a cada trinta dias; enquanto isso, hidratação e vaporizadores são indicados; "Os próprios técnicos e fabricantes dizem que o vaporizador resseca os fios. Eu concordo com isso. Utilizo ampolas de tratamento de choque que têm o mesmo efeito, pois esquentam os fios e facilitam a penetração dos cremes hidratantes", explica Jodete Linhares

Henna - retoques uma vez por mês e hidratação nesses intervalos

Luzes - com papel alumínio ou toca de silicone os fios ganham um aspecto mais claro; pode ser retocada de três em três meses; quem tem crescimento dos fios maior, pode fazer em menos tempo, porque senão a raiz fica escura rapidamente.

Strong - retoque de três em três meses e apesar de tingir poucos fios, aconselha-se também a hidratação

Ballayage - pode ser feita de três em três meses com plaquetes, placas de metal que puxam os fios para absorver mais a tinta na raiz do cabelo

Obs.: Durante os intervalos de tratamento com tintura, cabelos mais ressecados necessitam de hidratação toda semana. Já os fios menos rebeldes podem ser hidratados de 15 em 15 dias.

Os homens também pintam os cabelos

Ninguém contesta. Os homens estão cada vez mais ousados e submetem-se com mais freqüência do que sonha alma feminina aos muitos efeitos especiais que os salões de beleza oferecem. Entre os muitos retoques na aparência, eles estão dando atenção redobrada aos cabelos. E não vale apenas fazer um corte clássico ou passar a tinta para esconder os fios brancos. Eles querem mais. E tanto quanto as mulheres, correm atrás de novidades. Luzes e mechas, cortes e colorações arrojados viraram mania. Os produtos e técnicas são muitos. Mas é preciso tomar cuidado para não estragar os fios.

Os tempos são outros e a turma do sexo masculino perdeu a vergonha de enfrentar o espelho, mas toda vaidade deve ter limites, garantem os especialistas. Quando se trata dos cabelos, a atenção deve ser redobrada. Afinal, quem quer correr o risco de perder mais fios do que aqueles que o tempo rouba naturalmente?É muito importante aprender a cuidar dos fios para mantê-los saudáveis.

A lista de inimigos da saúde dos cabelos é extensa. A tintura, a exposição ao sol, o cloro das piscinas, a água do mar e o uso do secador modificam a estrutura dos fios deixando-os mais frágeis. Ao contrário das mulheres, os homens têm a vantagem de cortar os cabelos com mais freqüência. Dessa forma, os danos são menores, pois não há tempo de eles estragarem. Ainda assim, não dá para descuidar.

Para quem está decidido a mudar a cor dos cabelos, a coloração temporária é a melhor opção. Desde que a quantidade de fios brancos não ultrapasse a metade dos fios. Nesses casos, há contra-indicação porque esses produtos oferecem coloração dos fios por deposição dos pigmentos de forma cumulativa e suave. A maioria dos produtos pode ser aplicada em casa. É preciso apenas seguir rigorosamente as instruções de uso. Do contrário, o cabelo pode ficar manchado.

Para quem tem cabelos grisalhos, a alternativa são reflexos invertidos. A pessoa tinge pequenas mechas de cor escura, que vão ficar misturadas ao branco e assim suavizá-los. Esse tipo de tintura pode ser feita em todo couro cabeludo, com retoques a cada 15 ou 20 dias, para que a raiz não apareça. Já existem no mercado xampus especiais que removem o tom amarelado dos fios deixando-os com tom cinza brilhante. Musses e géis devem ser usados a critério do homem.

Se a questão não é mudar a cor, mas apenas manter o aspecto saudável ou amenizar os efeitos do mar e da piscina, existem bons produtos que ajudam a proteger os fios, formando uma película protetora. Na hora de comprar, o ideal é escolher aqueles que contêm proteína hidrolisada e extratos vegetais na formulação. Outro cuidado básico é lavar os cabelos todos os dias para remover a sujeira e a gordura que se acumula na pele do couro cabeludo.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Beleza e Estética com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas