Beleza
Especialista dá dicas de como combater as olheiras

As olheiras são, atualmente, um dos principais motivos que levam as pessoas, especialmente do sexo feminino, a buscarem a ajuda de especialistas. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, elas são o segundo maior motivo de queixa entre as pacientes que procuram os dermatologistas, além de ser o problema não-hormonal de pele mais comum em termos de incidência.

“A consulta a um médico é sempre a melhor recomendação. É o dermatologista quem irá determinar o tratamento a ser utilizado, dependendo da complexidade do caso. Muitas vezes, procedimentos simples e, até de certa forma, preventivos, feitos em casa mesmo, são suficientes para reverter o problema. Em outras situações, no entanto, é necessário lançar mão de terapias mais sofisticadas, realizadas no consultório”, afirma o Dr. Marco Antônio de Oliveira, especialista em Dermatologia Clínica e Cirúrgica e em Câncer de Pele, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócio da Clínica Nomina – Skin Oncology & Aesthetic Care Associates, em São Paulo.

O médico paulista explica que as olheiras são fruto da ação de um depósito excessivo de melanina (o pigmento que dá cor à pele) na área que fica logo abaixo dos olhos, em conjunto com problemas na circulação sanguínea nos microvasos que irrigam toda essa região. Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, esses vasos acabam se tornando mais visíveis.

Em muitos casos, as olheiras podem ser tratadas de maneira simples, com ótimas chances de serem eliminadas. Noites bem dormidas e alimentação saudável são fundamentais para garantir uma boa circulação na região abaixo dos olhos.

É importante enfatizar que o uso de cremes que melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem o depósito de melanina podem resolver o problema, mas, muitas vezes, não são suficientes. Associados a esses cremes, existem substâncias calmantes e nutritivas que melhoram o aspecto da pele local.

O Dr. Marco Antônio afirma que a utilização da luz intensa pulsada, um sistema que usa radiação luminosa de alta energia, é uma boa alternativa de tratamento terapêutico. “A vantagem é que a luz intensa pulsada não remove o tecido nem prejudica a pele da região, agindo somente sobre o pigmento, com rápida recuperação”, diz. Outra vantagem é que a ação desse tipo de luz estimula a derme a formar um novo colágeno, aumentando o tônus da pele e fazendo com que fique com uma aparência mais jovem e bonita.

Outras alternativas em consultório

A coloração das olheiras pode ser amenizada por meio de sessões de Erbium Yag, um tipo de laser que promove a evaporação da célula e remove o excesso de pigmento, além de estimular a formação de um novo colágeno.

Outro tipo de tratamento que traz bons resultados é o que ficou conhecido como “Madonna Lift”. Nesse sistema, o laser tem seu feixe de luz fracionado em minúsculos feixes, promovendo o rejuvenescimento da pálpebra e proporcionando importantes melhorias na região, reduzindo a flacidez e as bolsas, além de fazer com que o escurecimento da pele diminua.

O especialista também recomenda a realização de peelings nessas áreas onde substâncias químicas promovem a troca de pele local e estimulam a formação de uma nova pele saudável. Os preenchedores à base de ácido hialurônico, da mesma forma, podem diminuir a depressão causada em olhos mais encovados, diminuindo o aspecto de olheiras.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas