Beleza
Queda de cabelos

O cabelo é a moldura do rosto, juntamente com as sobrancelhas. Os cabelos tem um símbolo de poder ou de pura vaidade, esta parte do corpo é sem dúvida um ícone fundamental da nossa personalidade...

Se o cabelo é um símbolo da nossa personalidade, a falta dele também o é. O problema da queda de cabelo tornou-se hoje em dia numa fonte de grande negócio, uma vez que toca a todos.

Homens, mulheres e crianças todos os dias têm a experiência da queda de cabelo. Desde o simples pentear à lavagem de cabelo, tudo serve de exemplo para ilustrar o que se passa com o cabelo.

Diz-se cientificamente que cerca de 50 a 100 cabelos caem diariamente e são substituídos por novos. A maior parte das pessoas não dá conta desta enorme quantidade de cabelo que cai todos os dias. No entanto, quando este desaparece definitivamente ou quando a quantidade de cabelo que cai é muito superior, aí a situação torna-se perceptível.

A definição para queda de cabelo refere-se a diferentes problemas, desde a falta de cabelo moderado à calvície completa. Clinicamente, existem seis tipos de queda de cabelo: "telogen effuvium", queda como efeito secundário de um medicamento, sintoma da presença de uma doença, tines capitis, calvície de foro traumático e a forma padrão de calvície.

A queda de cabelo de tipo "telogen effluvium" é generalizada e difusa. Ocorre dois a três meses após uma fase de grande stress, como por exemplo um período prolongado de febre alta ou uma cirurgia.

A perda de cabelo também pode ser o efeito secundário de um tratamento com certos tipos de medicamentos à base de lítio, anti-coagulantes, anfetaminas ou medicamentos usados na prevenção do cancro. Em certas situações como o lupus, perturbações na tiróide, desequilíbrio dos hormônios sexuais, metástases ou problema nutricional, a calvície pode traduzir-se num dos sintomas mais visíveis. Como último exemplo e, provavelmente, o mais comum entre a população masculina, é o modelo padrão de calvície.
Este é o caso mais comum de queda de cabelo, e pode começar em qualquer idade. É normalmente causado pela interação de três fatores: herança genética, hormônios masculinos e idade avançada. As mulheres não estão livres de terem calvície. No entanto, nos casos em que esta aparece a forma é diferente da dos homens.

Porquê?

A queda de cabelo pode ter diversas origens, desde a doença até à falta de certos nutrientes, mas a calvície tem como única causa a herança genética denominada calvície androgenética.
Em todos estes casos, o que ocorre é um distúrbio nos folículos do couro cabeludo que vão causar a queda total ou parcial do cabelo.

Quando uma mulher está grávida, acontece que a perda de cabelo não é tão densa como quando não está. No entanto, depois do parto há a possibilidade da mulher vir a ter largas perdas de cabelo, o que é normal, pois os cabelos estão a entrar na sua fase de renovação.

As febres altas, assim como infecções graves e constipações, são situações em que podem também ocorrer quedas de cabelo. Se está com febre ou sente-se débil e o seu cabelo está mais fraco, não se preocupe: é normal.

A tiróide, glândula responsável pelo crescimento, vem incluída na lista das causas da queda do cabelo.

Boa alimentação... bom cabelo

Uma alimentação cuidada e equilibrada pode estar na origem de uma forte cabeleira, pois é através dos nutrientes que retiramos dos alimentos que esta se rejuvenesce.
Já referimos anteriormente que existem certo tipo de medicamentos que causam uma diminuição de cabelo temporária.
Nestes casos, não nos devemos preocupar em demasia com o efeito secundário do tratamento, visto este ter normalmente esta conseqüência. Em casos como o cancro, é mesmo inevitável não se perder cabelo visto a quimioterapia e a radioterapia originarem distúrbios hormonais que vão causar a queda.

Lavar o cabelo em excesso assim como seguir à risca aquela idéia das 100 escovadelas por dia não é de todo aconselhável para a saúde dos seus cabelos. Opte por usar um xampu mais suave, que não seja agressivo para o seu couro cabeludo e evite ao máximo usar secadores, pois estes só enfraquecem o cabelo.

Mitos e verdades dos cabelos

Os shampoos anti-resíduos podem ser usados diariamente?
O aconselhável é usá-los a cada dois meses para evitar o ressecamento dos cabelos, já que eles são recomendáveis para uma limpeza profunda, normalmente realizada antes de químicas fortes.

Cabelos avermelhados: uma vez vermelho, nunca mais a pessoa consegue voltar ao loiro, por exemplo?
Para voltar é preciso descolorir o cabelo, é um processo agressivo, mas necessário, já que com sobreposição de tinturas é mais difícil chegar a cor desejada.

Lavar o cabelo todo dia faz mal? Com que freqüência deve-se lavá-lo?
Antigamente os produtos ainda estavam em fase de desenvolvimento, portanto o mito da lavagem diária era seguido a risca. Muitos diziam que lavar o cabelo todos os dias provocava mais oleosidade e enfraquecimento dos fios. Hoje em dia não há mais essa necessidade, pois há uma variedade de produtos para cada tipo de cabelo. Portanto, é recomendável lavá-lo diariamente.

A água quente faz mal realmente?
A água muito quente deixa o cabelo mais oleoso.

Cada tipo de cabelo tem um tipo especifico de “cosmético”?
Cada tipo de cabelo requer um cuidado especial e específico, por isso a indústria de cosméticos realiza intensivas pesquisas para adequar os produtos aos cabelos, principalmente no Brasil, onde a mistura de raças é grande a variedade de tipos de cabelo é maior.

O secador de cabelo pode queimar meu cabelo?
Pode, portanto evite o uso exagerado do secador. Deixe-o na temperatura morna e a uma distância de 15 cm do couro cabeludo. Se você é escrava da escova e a faz em casa, não esqueça de passar cremes para proteger os cabelos. Hoje há muitos que reduzem os efeitos nocivos do secador.

Os males da chapinha e escova...
Pode quebrar e queimar o cabelo. Se o uso for realmente necessário, diminua para uma vez por semana e não esqueça de usar uma pomada finalizadora ou reparador de pontas.

Uso muita química no cabelo, posso ficar careca?
O ideal é não misturar químicas no cabelo, por exemplo: caso você tenha um relaxamento e queira fazer uma tintura, reflexo ou luzes, o ideal é ir cortando o cabelo aos poucos até eliminar a química por completo.

Dormir com o cabelo molhado apodrece?

Não é recomendável. Além do enfraquecimento dos fios e dificultar a secagem, pode levar ao desenvolvimento de uma calvície precoce.

Cortar o cabelo na lua cheia encorpa a cabeleira?

Todas as fases da lua influenciam o cabelo, mas se fosse 100% de certeza não haveria pessoas carecas ou com pouco cabelo. Um bom corte sempre realça o brilho e fortalece os fios, independente da lua.

Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?
Sim, pois quando tiramos as pontas quebradas do cabelo estimulamos que ele cresça mais forte. O recomendável é cortar o cabelo a cada dois meses.

Os cabelos se acostumam ou ficam viciados em determinados shampoos?
Sim, por isso é aconselhável o uso de shampoos anti-resíduos a cada dois meses.

Serviço:
Sentir Bem – Beleza
Al. Lorena, 355 – Tel. (11) 2361-8678
Andrea Yokoo – hair stylist
Fabiana Yokoo – hair stylist, sobrancelhas e cílios


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas