Beleza
Unhas bonitas estão na moda

Mudam as estações e com elas as tendências de moda, cabelos e esmaltes. Os tons coloridos e fosforescentes fizeram sucesso nas mãos da mulheres durante o verão, mas qual será a cor deste inverno? As manicures Iolanda Vasconcelos e Marcia Souza do salão Yes, com unidades em São Paulo e Alphaville, dão algumas dicas de cores e cuidados com as unhas na estação fria.

Os esmaltes fosforescentes cedem a vez para os tons escuros. As cores sensação são roxo, azul, verde e cinza, elas fizeram sucesso na última estação e ganham novas versões para os dias frios, tons mais fortes e metálicos. Areia, dourado, prata e cobre estão menos cintilantes dando um tom sério a estação. Outras cores que também foram muito requisitadas no verão, como os tons de rosa e vermelho permanecem no inverno, misturadas com outros tons.

Para esta estação vale à pena abusar das unhas decoradas, elas podem ter duas ou mais cores, francesinhas coloridas e até mesmo desenhos.

Como cuidar das unhas

Para evitar que as unhas fiquem ressecadas, as manicures dão algumas dicas:

- Passar creme ou óleo nas mãos várias vezes ao dia;
- Não é recomendável que se corte muito as unhas para não encravar;
- Não roa as unhas. Este costume cria um terreno úmido e favorece infecções;
- Sempre usar luvas, quando mexer com produtos químicos como descolorante, água sanitária ou tintura de cabelo.
- No salão de beleza, bacias e potes devem ser forrados com plásticos descartáveis e as lixas devem ser descartadas após o uso. “Algumas clientes até preferem levar seu próprio material para não correr nenhum risco”, afirma Marcia Souza.

Iolanda Vasconcelos recomenda que se durma pelo menos uma noite sem esmalte, para que a unha possa “respirar”.

Mas é bom lembrar que as unhas não revelam apenas detalhes de higiene e gosto pessoal de cada um. Alguns sinais que aparecem nelas podem indicar problemas de saúde.

As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina. Essa mesma proteína pode ser encontrada na pele, nos cabelos e também nos corpos de alguns animais.

Fique de olho nos sinais!

As unhas crescem em média 0,1mm por dia. Porém, seu tamanho, cor e textura podem ser afetados pela falta de vitaminas e má alimentação. Quando há deficiência de cálcio, por exemplo, as unhas ficam logo fracas e quebradiças.

Aquele conhecido "descascar" pode ser um forte sinal de que você não está consumindo tanto cálcio quanto deveria e, por isso, seu corpo está reclamando.

Além disso, há outras dicas que nosso organismo nos dá através das unhas. Observando o aspecto delas é possível identificar (ou ao menos desconfiar de) algumas doenças. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, os principais sinais são:

Unhas sem cor: podem indicar anemia;
Unhas amareladas: podem ser sinal de diabetes;
Unhas com uma metade branca e outra avermelhada: podem ser sintoma de doenças renais.

Mas não confunda estes aspectos com aquele ponto ou manchinha branca que algumas vezes aparece nas unhas. Estes pequenos sinais são muito comuns e não merecem atenção, pois normalmente são causados por lesões ou pancadas na base da unha e desaparecem conforme ela vai crescendo.

Já os fungos e bactérias são os grandes inimigos das unhas. Além de danificá-las, causam grandes incômodos. Por isso, ao perceber manchas estranhas e modificações nas unhas, procure logo seu dermatologista.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas