Beleza
Onde está sua gordura?

Quanto maior o IMC, maiores são os riscos dos indivíduos desenvolverem as doenças relacionadas à obesidade - as comorbidades. Mais importante até do que a quantidade de gordura corporal, a maneira com esta gordura se distribui no corpo está diretamente relacionada com o risco das complicações.

Em relação à maneira como a gordura se distribui no corpo, existem 2 tipos clássicos de obesidade.

Um é aquele no qual a gordura se localiza principalmente na região inferior do corpo, que compreende os quadris, as nádegas e as coxas. Este tipo de obesidade é mais comum nas mulheres e dá ao corpo o formato aproximado de uma pêra. Por isto é chamado de Obesidade Ginecóide (feminina) , Obesidade Periférica ou mesmo Obesidade em pêra.

O outro tipo clássico é aquele no qual a gordura se deposita predominantemente na região da cintura, a famosa barriga, que faz com que o corpo se assemelhe a uma maçã. Este tipo de obesidade é mais comum nos homens, e por isto é chamada de Obesidade Andróide ( masculina), Obesidade Central e até mesmo Obesidade em maçã.

Algumas pessoas podem apresentar um tipo misto de obesidade, em que existe tanto um excesso de gordura na região periférica como central do corpo.

Como se avalia na prática estes diferentes tipos de obesidade e qual é o significado deles?. É o que veremos a seguir.

A maneira mais fácil de determinarmos o tipo de obesidade é através da simples medida da cintura ou através de uma fórmula que é a chamada Relação Cintura/Quadril.

Para determinarmos a medida da cintura, passamos uma fita métrica em torno do abdômen, na altura da cicatriz umbilical. Nas pessoas nos quais a gordura é localizada um pouco mais abaixo devemos medir a cintura na região onde existe um acumulo maior de tecido adiposo. De acordo com o tamanho da cintura do indivíduo sabemos qual é o grau de risco em que ele se encontra no sentido de desenvolver as doenças relacionadas a obesidade.

Uma outra maneira de avaliar a distribuição da gordura e através da Relação Cintura/Quadril ( RCQ) . Isto pode ser feito dividindo-se a medida da cintura pela medida do quadril. O quadril deve ser medido passando-se a fita métrica em torno dos glúteos, no seu maior diâmetro , utilizando-se como referencia a altura onde a cabeça do fêmur se encaixa no osso da bacia. Uma RCQ acima de 0,9 para homens e acima de 0,8 para mulheres é indicativo de excesso de gordura abdominal.

Ao longo das duas últimas décadas, foi observado que aqueles que apresentam uma deposição de gordura na região central do corpo, tem um risco extremamente maior de desenvolverem as clássicas complicações da obesidade - hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 , alterações do colesterol e triglicerídeos e doença vascular, cardíaca ou cerebral.

É importante ressaltar que muitas vezes, pequenos aumentos de peso em que a gordura se localiza no abdomem, trazem maior risco do que um aumento de peso maior mas no qual a gordura se localiza nas regiões mais periféricas. Portanto, é mais importante muitas vezes a localização da gordura do que a quantidade dela existente no corpo.

Isto explica porque as doenças cardíacas e cerebrais como o infarto e os derrames são muito mais comuns nos homens, que tem predominantemente obesidade abdominal, do que nas mulheres, que geralmente são obesas periféricas.

No próximo capítulo falaremos sobre as causas da obesidade e os motivos pelos quais o número de pessoas obesas vem aumentando acentuadamente.

Faça aqui nosso teste de Índice Cintura-Quadril

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Beleza e Estética com Orlando Sanches


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas