Beleza
Hábitos de inverno podem aumentar a queda de cabelos

O cabelo é considerado por muitos como sendo a moldura do rosto, influenciando na imagem que a pessoa transmite. Por isso muita gente se preocupa com o corte, o penteado e a cor dos cabelos. Mas não são apenas as tesouras e as escovas que ajudam a deixar as madeixas mais bonitas, é preciso estar atento à saúde dos fios. Assim como a pele, o cabelo precisa de cuidados que vão além de água e xampu e, especialmente no inverno, é preciso redobrar a atenção.

O couro cabeludo tem, em média, de 100 a 150 mil folículos pilosos, região que produz o pelo. Para crescer, o fio passa por três fases, a de crescimento; um momento em que o fio para de crescer e o repouso do crescimento seguido de queda. Estas fases duram, em média, de três a seis anos. Em condições normais, 85% dos fios do couro cabeludo crescem todos os dias. Porém, os hábitos no período mais frio do ano podem levar a agressões aos fios e diminuir a sua durabilidade.

Um dos principais problemas nesta época do ano está relacionado à queda de cabelo, embora ela seja absolutamente normal se estiver entre 100 a 150 fios por dia, mas se você acha que esta perdendo mais do que isso, o problema pode estar no uso da chapinha e do secador: “O calor pode traumatizar o folículo, região da raiz do cabelo, causando também a queda e o rompimento dos fios”, explica Aguinaldo Bonalumi, dermatologista. Quando não for possível deixá-los de lado, a dica do médico é usar o secador na temperatura menos quente possível, mantê-lo mais afastado dos cabelos e evitar permanecer com o secador parado em um único local do couro cabeludo.

Outro agravante para a queda de cabelo são os tratamentos químicos que homens e mulheres utilizam. As tinturas, água oxigenada, descolorantes, alisantes, permanentes, entre outros, prejudicam a saúde do cabelo se não forem usados corretamente ou feitos com frequência e simultaneamente.

A lavagem dos cabelos deve ser feita também com cuidado. Para cabelos oleosos, o ideal é lavar todos os dias e quem tem o couro cabeludo seco, pode fazer o procedimento a cada dois ou três dias. “Lavar o cabelo todos os dias não traz prejuízo para a saúde deles, mas é preciso entender o tipo certo para não errar na medida”, explica o dermatologista.

Porém, na hora de lavar é preciso estar atento também à temperatura da água, pois ela pode prejudicar o seu cabelo e a sua pele. “Banhos muito quentes podem causar a dermatite seborréica, a caspa, que é uma doença e deve ser tratada”, explica Bonalumi. O médico destaca que além do desconforto estético que a caspa causa, principalmente quando localizada no couro cabeludo e face, ela pode se tornar um agravante para a queda dos cabelos.

A doença ocorre em, pelo menos, 5% da população e, apesar de não ter cura, tem tratamentos eficazes. A orientação do dermatologista é para utilização de xampu adequado, evitar excesso de cremes, lavar o couro cabeludo com frequência e evitar usar secador muito quente. “Porém, como há outras doenças que podem descamar o couro cabeludo, antes que se inicie qualquer tratamento, é importante consultar um médico dermatologista para que seja feito o diagnóstico correto”, aconselha o especialista.

O uso de alguns medicamentos também pode ocasionar a queda de cabelo, como anticoncepcional, antidepressivo, quimioterapias e medicamentos para hipertensão. “A saúde do cabelo é mais um motivo para não se automedicar”, alerta Bonalumi. “Algumas doenças também têm como sintoma a perda dos pelos, como alteração da tireóide, síndrome dos ovários policísticos, carência de vitaminas e distúrbios hormonais, além do estresse e da ansiedade. Por isso a importância de procurar um dermatologista sempre que o problema aparecer”.

Ter uma alimentação balanceada traz benefícios para os cabelos assim como para todo o corpo. O dermatologista destaca que, para um desenvolvimento saudável, os cabelos precisam de ferro, zinco, entre outras vitaminas, presentes em frutas, carnes, cereais, legumes e verduras.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas