Beleza
Os objetivos e a dieta do ano novo

Mesmo que você esteja decidido a levar uma vida mais saudável em 2009, deve, antes de mais nada, manter-se fiel aos compromissos que fez consigo mesmo. E o segredo, segundo especialistas, é estabelecer para si mesmo objetivos específicos, fáceis de cumprir e de avaliar quando estiver elaborando a agenda do Ano Novo.

Grandes metas são boas - perder peso, se alimentar melhor ou se exercitar mais - mas pode-se obter maior sucesso se seguir o que chamamos de "miniobjetivos".

Esses miniobjetivos podem ser, por exemplo, a eliminação de metade das suas porções de comida, se deseja perder alguns quilos; ou caminhar por 20 minutos, três vezes por semana, se quer praticar mais exercícios físicos.

“Essas metas são mais realistas e mais alcançáveis, e dessa forma você terá mais chances de continuar trilhando o caminho que levará à realização do grande objetivo”, afirma Nilson Redis Caldeira, nosso colunista de Motivação e Liderança

O problema dos objetivos excessivamente ambiciosos é que eles levam tempo para serem alcançados, e algumas pessoas ficam desencorajadas se não percebem resultados tangíveis nos estágios iniciais.

Além de manter suas grandes ambições sob certo controle, tente não assumir muitas resoluções simultaneamente. Tente se comprometer com poucas de cada vez. O que Nilson recomenda é nunca começar mais de um novo mini-objetivo a cada semana.

Portanto, se uma das suas grandes resoluções de Ano Novo é se alimentar melhor em 2009, Dra Rosana Farah, nutricionista sugere então, os seguintes mini-objetivos: comer mais duas frutas e vegetais por dia, evitar frituras e beber mais água.

E abaixo, seguem resoluções relacionada à saúde, pequenas e grandes, a serem estabelecidas para o Ano Novo, da American Heart Association e da American Medical Association (AMA):

-- Escolha alimentos integrais como farinha de aveia, arroz e pão integral.

-- Prefira laticínios de pouca ou nenhuma gordura.

-- Procure fontes menos gordurosas de proteínas, como aves sem pele, peixes e carnes magras, e limite as porções a 115 gramas.

-- Se você está tentando perder peso, verifique se as quantidade de calorias que consome são menores do que as que queima. Para facilitar tal controle, anote tudo que você come.

-- Faça regularmente os exames médicos necessários na faixa etária.

-- Tente encontrar formas de aliviar o estresse. Até mesmo intervalos de apenas cinco minutos podem ajudar, afirma a AMA.

Receitas para seu Natal:

Tabule de quinua com coalhada fresca

Ingredientes p/ 2 pessoas
200gr de quinua (hidratada)
1 pepino brunoise
1 tomate concassée
Dill
Suco de limão
Azeite
S&P

Couscous Marroquino com legumes
Ingredientes p/ 2 pessoas
50gr de couscous
30gr de manteiga
40gr de abobrinha brunoise
40gr de cenoura brunoise
S&P
Ciboulette fresca

Modo de fazer:
Em uma tigela colocar o couscous c/ água fervente, tampar e deixar hidratar por alguns minutos.

Saltear os legumes na manteiga e acrescentar couscous, sal e pimenta. Finalizar com ciboulette.

Serviço:
Receitas fornecidas pela Mundo Verde (www.mundoverde.com.br)

Alô Nutricionista: 0800 022 25 28


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas