Beleza
As principais dietas da moda

As principais dietas da moda que serão explicadas e comentadas logo abaixo são: (1) dieta da proteína, (2) dieta de Beverly Hills, (3) dieta da sopa, (4) dieta da lua, (5) dieta macrobiótica, (6) dieta de desintoxicação, (7) dieta das combinações, (8) dieta da luz, (9) dieta do tipo sangüíneo. Veja o que cada uma propõe e convença-se que infelizmente ainda não existe milagre para emagrecer.

A DIETA DA PROTEÍNA

O que “prega”?

Privilegia o consumo de proteínas como iogurtes, queijos, carnes e ovos), libera quantidades restritas de frutas e verduras e corta radicalmente os carboidratos. As gorduras podem ser consumidas sem critério.

Análise

Além de aumentar o colesterol, esta dieta leva a perda de massa muscular e não das gorduras, por causa da falta de carboidratos, o que leva ao retorno do peso rapidamente caso seja interrompida. Além disso, não incentiva o consumo de vegetais e frutas, o que pode levar a deficiência de vitaminas, fibras e minerais. O consumo exagerado de proteínas pode comprometer o funcionamento renal e o baixo consumo de fibras pode resultar em obstipação intestinal. O baixo consumo de carboidratos também favorece a formação de corpos cetônicos, que são compostos tóxicos ao nosso organismo.

DIETA DE BEVERLY HILLS

O que “prega”?

Recomenda apenas um tipo de fruta por dia, durante 15 dias sem limite de quantidade pois teriam o poder de queimar calorias. Dentre as frutas permitidas estão: pêra, melancia, maçã ou abacaxi. Por isso, ficou conhecida também como a "dieta do abacaxi".

Análise

As frutas não tem a propriedade de queimar calorias; aliás, nenhum alimento tem este poder. Além disso, um único alimento por dia não supre todas as necessidades diárias do organismo, o que pode levar a deficiência de muitos nutrientes resultando em desnutrição e anemia.

DIETA DA SOPA

O que “prega”?

Essa dieta é composta basicamente por muito líquido

Análise

Se a sopa for muito pobre em calorias ou nutrientes (o que geralmente ocorre), a pessoa emagrece, mas corre o risco de ficar anêmica ou carente de nutrientes porque ela não tem a quantidade adequada de nutrientes que o organismo necessita; Também costumam ser extremamente pobres em calorias, o que diminui o metabolismo dificultando, mais tarde, a queima de calorias. A única vantagem é que o organismo não desidrata.

DIETA DA LUA

O que “prega”?

A dieta da Lua apóia-se na alimentação de líquidos. Após 24 horas da mudança de fase da Lua, o indivíduo passa, durante um dia, a ingerir suco de frutas, chá, caldos de carne ou de legumes triturados. Na sobremesa, mamão e melão. Pouco café, exercícios físicos e um litro de água completam a dieta.

Análise

Ë uma dieta pobre em proteínas e vitaminas que engana, pois no dia seguinte sente-se muita fome, o que leva a pessoa a comer em dobro, resultando em um novo ganho de peso. O regime é desintoxicante, mas por causa do curto período de tempo não muda os hábitos alimentares nem diminui o excesso de peso da pessoa. O que pode ocorrer é uma perda de água e massa muscular - e não de gordura.

DIETA MACROBIÓTICA

O que “prega”?

Baseia - se no sistema chinês de forças em oposição, representadas por yin e yang. As pessoas que vivem em uma região quente (yang) devem alimentar-se de comidas yin, e vice-versa. Existem sete níveis na alimentação macrobiótica, cada um mais restrito que o outro. A base da alimentação macrobiótica esta nos cereais, sendo o arroz integral o mais importante. No regime macrobiótico são também consumidas as raízes as verduras, os legumes, as leguminosas (feijões), as sopas, as sobremesas e os chás, tudo dentro de um equilíbrio dinâmico. Os grãos, os vegetais e as frutas representam a maior parte da dieta; peixes e algumas carnes são permitidos nos níveis inferiores, enquanto laticínios e todos os alimentos processados são evitados em todos os níveis.


Análise

A dieta promete "curar as doenças físicas e purificar as pessoas de todos os venenos", assim muitas pessoas interrompem tratamentos médicos sem orientação. A dieta é relativamente balanceada, a grande vantagem é o consumo de alimentos ricos em fibras. O maior inconveniente é que o cardápio pode não satisfazer o gosto pessoal por ser muito restrito.

DIETA DE DESINTOXICAÇÃO

O que “prega”?

Apóia no consumo somente de água destilada, suco de frutas, frutas cruas, farelo, ervas e chá de ervas. Muitos regimes exigem medicamentos para intensificar a limpeza do cólon, assim como saunas ou banhos turcos para eliminar as toxinas através da pele.

Análise

Pode ser utilizada para limpeza do cólon intestinal antes de uma cirurgia, mas com orientação. Esta dieta só é válida por um curto período de tempo, não deve ser seguida a longo prazo pois é pobre em muitos nutrientes.

DIETA DAS COMBINAÇÕES

O que “prega”?

Baseia-se em combinar alimentos para não "sobrecarregar o sistema digestivo". Recomenda-se não misturar carboidrato com proteína no almoço e no jantar, sendo o consumo de legumes e verduras liberado. O desjejum e duas refeições durante a semana são liberados. Juntamente com a dieta são utilizadas ervas medicinais que supostamente facilitam o emagrecimento.

Análise

Neste tipo de dieta não é permitido ingerir juntamente dois importantes macronutrientes (proteína e carboidrato) nas principais refeições do dia,tornando-se uma dieta desequilibrada, privando o organismo de receber todos os nutrientes necessários durante o dia. Além de não haver conhecimento das ervas que são utilizadas com a dieta, podendo causar danos à saúde.

DIETA DA LUZ

O que “prega”?

Essa dieta exige um processo de reprogramação alimentar dividido em TRÊS grupos de SETE dias, totalizando um Programa de 21 dias, que começa com a decisão interna de parar de comer. Esta decisão pode ser tomada de diferentes maneiras:
1) Ir parando aos poucos (a pessoa diminui, gradativamente, a alimentação, cortando os alimentos mais pesados).
2) Praticando jejuns alternados
3) Efetuando uma dieta à base de frutas (constituída por castanhas, sementes de frutas, frutas secas e sucos, sem obedecer os horários normais das refeições).
4) Suprimindo totalmente a alimentação
O objetivo do processo é fazer com que a pessoa torne-se apta a viver da captação da energia cósmica, substituindo assim os elementos sólidos externos.

Análise

Dieta sem fundamento algum, certamente promove a perda de peso como qualquer de jejum. Provoca fraqueza, insônia, tontura, hipoglicemia, deficiência de nutrientes, cetose, dificuldade de concentração, palidez, fome e mau hálito. Além de causar perda de massa muscular, diminuição do metabolismo e desnutrição pode causar a morte se for prolongada. Além disso, ao voltar a alimentação normal, a pessoa acabado engordando até mais do que antes.

DIETA DO TIPO SANGÜÍNEO

O que “prega”?

Sugere uma dieta diferente para cada tipo sangüíneo pois acredita que, de acordo com tipo sangüíneo, as necessidades nutricionais de cada um são diferentes e devem ser respeitadas.

Análise

As necessidades nutricionais variam de acordo com características específicas de cada um que vão muito além do tipo sangüíneo.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas