Beleza
Escova interdental ou fio dental?

A nossa arcada dentária permanente possui 32 dentes. Para mantê-los saudáveis durante muitos anos, é imprescindível uma boa higienização da região localizada entre eles, evitando o acúmulo de resíduos alimentares e placa bacteriana.

O uso de fio dental, segundo a comunidade odontológica, é parte fundamental para finalizar o processo de limpeza oral iniciado pela escova de dente, eliminando eventuais detritos e bactérias que permanecem nos espaços aonde a escova não chega. É possível, entretanto, complementar ou substituir o velho fio dental, composto de fibras de nylon, que muitas vezes podem desfiar ou romper durante o manuseio, por escovas interdentais, consideradas mais eficientes na remoção de sujeiras na região chamada de proximal, ou seja, localizada entre os dentes.

Na arcada dentária humana existem locais anatômicos, com cavidades, depressões e irregularidades que até mesmo o fio ou fita dental não conseguem atingir e que só podem ser acessados pelas escovas interdentais, comenta o professor, mestre e doutor em Odontologia da UNIBAN, Hugo Lewgoy. “A higienização entre os dentes é tão importante que é considerada a principal diferença entre os indivíduos de países que conseguiram erradicar a cárie e dos países que permanecem com esta doença como uma verdadeira epidemia. Por isso, enquanto a higiene da região proximal não for uma rotina, as pessoas vão continuar com cáries e doenças gengivais”, observa Lewgoy.

O especialista afirma também que as escovas interdentais comuns ou genéricas têm o centro metálico muito espesso com cerdas muito curtas e duras, tornando a limpeza ineficiente e traumática. “Se a escova for muito fina, não higieniza de forma adequada e, se for muito grossa, não se encaixa ou não entra no espaço entre os dentes. Em ambos os casos, pode provocar trauma e retração gengival”, explica o professor.

Uma opção recém-chegada ao Brasil é a escova interdental CURAPROX Prime, que pode ser utilizada por todos, sem risco de machucar. São escovas mais firmes com filamentos ultrafinos, macios, flexíveis e com extremidades arredondadas que respeitam a região da gengiva e alcançam todos os nichos de retenção da placa bacteriana, permitindo sua remoção ou desorganização em regiões totalmente inacessíveis pelas escovas interdentais comuns.

“As cerdas das escovas CURAPROX Prime são mais longas e, conseqüentemente mais efetivas. Imagine uma escova para limpar mamadeiras, aquelas que têm um fio metálico central de onde saem pelos ou cerdas que executam a limpeza da parte interna da mamadeira. Os fios desta escova devem ser longos o suficiente para alcançar totalmente as paredes internas da mamadeira. Não adianta nada tentar limpá-la com uma escova com pelos curtos, pois muitas regiões não serão atingidas. Fazendo uma analogia com as escovas, é exatamente isto o que ocorre com as escovas interdentais comuns. Elas não limpam corretamente”, explica o professor.

Auxilio à escova interdental: Utilização da sonda medidora do diâmetro do espaço interproximal e seleção da escova interdental mais adequada de acordo com a cor de referência.

A última novidade tecnológica desenvolvida nesta área é a sonda ou prova medidora dos espaços interdentais, a IAP Prime, apresentada pela Curaden Swiss. Esta sonda possibilita uma perfeita adaptação das escovas nos respectivos espaços entre os dentes, pois são calibradas por meio de diferentes medidas de diâmetro e cores, de forma análoga às escovas interdentais correspondentes. “Ela indica qual é a escova mais adequada para ser utilizada especificamente em cada dente de forma totalmente individualizada. Se a escova for muito fina, não higieniza de forma correta, se for muito grossa, não se encaixa adequadamente e, em ambos os casos, pode machucar e provocar retração gengival”, conclui Lewgoy.

Passo a passo para a correta utilização das escovas interdentais

Escovas interdentais: inserção, higienização e remoção sem traumas

1- Adquira uma escova interdental de boa qualidade. Consulte o seu cirurgião-dentista sobre as melhores opções, pois as escovas interdentais não são iguais.

2- Inicialmente, faz-se a localização do espaço entre dois dentes e a inserção da ponta da escova de forma inclinada em um ângulo de aproximadamente 45º graus em direção à gengiva. Deve-se localizar e inserir a ponta da escova na entrada do espaço entre dois dentes. Nos dentes superiores, inclina-se a escova para cima e, nos dentes inferiores, inclina-se a escova para baixo.

3- Este acesso deve ser realizado de forma delicada com uma pressão suave e sem forçar a escova. Deve-se dar preferência para os dentes da frente ou anteriores.

4- Após a inserção da escova, deve-se retificar a inclinação da mesma fazendo com que a escova deslize perpendicularmente em relação aos dentes em um movimento de fora para dentro da boca ou de vestibular para lingual. É importante salientar que a escova deve deslizar facilmente, sem qualquer pressão.

5- A inserção da escova entre os dentes, ou seja, em cada espaço proximal deve ser feita diariamente, porém, deve-se apenas inserir e remover o dispositivo sem a necessidade de escovação forçada e repetida para frente e para trás. Isto poderia machucar a gengiva ocasionando retrações e provocando espaços ou pontos escuros entre os dentes.

6- Quando a escova interdental é inserida pelas primeiras vezes entre os dentes, é possível que a gengiva sangre um pouco e cause algum desconforto doloroso. Isso não é motivo para preocupação, porque não significa que se tenha traumatizado a gengiva, mas sim que existe uma inflamação prévia causada pela placa bacteriana. Só ocorrem sangramentos nas gengivas quando estão inflamadas pela presença da placa bacteriana ou ao se utilizar uma escova com diâmetro inadequado. Ao utilizar a escova interdental corretamente, o sangramento desaparecerá em até dez dias.

7- Uma opção para determinar qual é a escova mais adequada para cada caso é por meio da utilização da sonda medidora IAP Prime da CURAPROX. Ela mede o espaço proximal que possibilita uma perfeita adaptação das escovas interdentais na região localizada entre os dentes. As escovas são calibradas por meio de diferentes medidas de diâmetro evidenciadas por diferentes cores, de forma análoga às escovas interdentais correspondentes.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas