Beleza
Estrias

As mulheres são unânimes em reclamar sobre o efeito visual das estrias - atingindo as nádegas, as costas, as coxas ou ainda as mamas elas incomodam a maioria das mulheres. Mas não é só o sexo feminino que sofre com o problema. Segundo dermatologistas, as estrias acometem cerca de 60% das mulheres e 40% dos homens.

As estrias ocorrem em situações em que a pele é submetida a uma grande distensão - casos de aumento de peso e de massa muscular, crescimento rápido em adolescentes e gravidez. Este estiramento excessivo das fibras elásticas da pele pode provocar seu rompimento, formando a estria. Entre suas causas estão relacionados ainda o uso prolongado de medicamentos a base de corticoesteróides - utilizados como anti-inflamatórios - e alterações hormonais.

Atualmente, a medicina oferece diferentes tratamentos que, embora não produzam resultados 100% efetivos, permitem uma boa melhora do aspecto da pele. O ideal é sempre procurar o dermatologista nas fases iniciais, quando as estrias são avermelhadas ou violáceas, para se obter um melhor resultado.

A técnica mais indicada para amenizar as estrias consiste no uso de cremes a base de ácido retinóico que auxilia na renovação da pele. Ana Paula lembra que este tratamento só pode ser prescrito por um médico e exige cuidados, uma vez que o paciente não pode se expor ao sol. Em geral, após o uso do ácido, faz-se mesoterapia para estimular a produção de colágeno. A mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos nas estrias por meio de agulhas de substâncias formadoras de colágeno, como a vitamina C.

O tratamento com vitamina C injetável nas estrias oferece ótimos resultados. Feito em cerca de 10 sessões, o tratamento não apresenta contra-indicação, com a ressalva de que impede o paciente de se expor ao sol. A vitamina C promove a produção de colágeno e a diminuição da largura das estrias.

Outras possibilidades são o peeling químico ou a laser. Os peelings são realizados em sessões que variam de acordo com a substância utilizada, mas nenhuma delas mostrou ter resultados superiores ao ácido retinóico tópico ou à vitamina C injetável.

Para estrias antigas, recomenda-se a subcision. Esta técnica cirúrgica consiste na realização de cisões na parte mais profunda das estrias - por meio de uma agulha especial - produzindo hematomas e fibrose, que ajudam a diminuir algumas estrias.

Os médicos alertam que os produtos cosméticos encontrados no mercado não representam tratamentos eficazes. m"A única substância com ação comprovada cientificamente é o ácido retinóico, que só é prescrito por médicos. Os produtos cosméticos podem, no máximo, auxiliar a hidratação da pele e ajudar na prevenção do surgimento de estrias.

Quem quer prevenir o aparecimento destas incômodas "listras brancas" na pele, deve evitar o aumento de peso - principalmente os pré-adolescentes e adolescentes - , assim como o aumento abrupto ou exagerado de massa muscular. Recomenda-se ainda a utilização de cremes hidratantes a base de lactato de amônia e uréia - para hidratar a pele, garantindo sua elasticidade e impedindo a ruptura de suas camadas internas. Para as grávidas, a dica é evitar um grande aumento de peso e procurar desde o início da gestação um dermatologista, que indicará cremes que auxiliam na prevenção.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas