Beleza
Cuidados com a pele na mudança de estação

Segundo o cirurgião plástico e colunista do Sentir Bem, Dr. Alan Landecker, o “peeling consiste basicamente da aplicação de uma determinada substância ou energia que promoverá a renovação da pele”. Independente da técnica, o objetivo é substituir a pele de aparência envelhecida pela presença de rugas finas e manchas por uma pele “nova” de aparência rejuvenescida e textura mais lisa. Infelizmente, o peeling não possui efeito relaxador sobre a musculatura facial. Por isso, pacientes portadores de rugas de expressão, causadas pela contração dos músculos subjacentes, não devem ser tratados utilizando este método. “Na cirurgia de face, a execução de um peeling nas regiões ao redor dos olhos, boca ou mesmo na face inteira podem melhorar o resultado final significativamente. Devido aos excelentes resultados com níveis altos de segurança, recomendamos as técnicas que utilizam ácidos especiais ou o peeling superficial a laser. Estes tratamentos podem ser realizados durante a cirurgia e necessitam de cuidados específicos durante o pós-operatório, especialmente em relação à aplicação de cremes e à proteção do sol, explica Dr. Alan”

Um dos procedimentos mais procurados para a recuperação da pele envelhecida pelo sol é o peeling químico, no qual uma substância química é usada para remover camadas faciais. Dependendo do peeling escolhido, a camada removida pode ser superficial ou profunda. Depois, células jovens substituem as que foram embora e o rosto ganha vida, brilho e uma aparência mais saudável.

Após o verão, o peeling é muito procurado com a finalidade de renovar a pele, dando uma nova aparência. A procura durante outono e inverno é maior, pois em estações mais quentes, há um risco da face ficar manchada e irritada. No entanto, para que o tratamento seja feito de maneira correta, é necessário que a pessoa prepare a pele cerca de duas ou três semanas antes. Nesse caso, os dermatologistas recomendam tratar o rosto antes do procedimento, principalmente quando se planeja um peeling mais profundo. Geralmente isso é realizado com cremes manipulados, personalizados à base de clareadores, ácidos como o retinóico, glicólico ou vitamina C, e antiinflamatórios.

Existem três tipos de peeling o físico (laser e gelo seco), o mecânico (microdermoabrasão ou peeling de cristal) e o químico (substâncias químicas isoladas ou combinadas), cada um com uma profundidade específica, que pode ser superficial, média ou profunda, dependendo da necessidade de cada paciente. Porém existe um alerta para a necessidade de hidratação após o tratamento, com a utilização de cremes hidratantes e principalmente do protetor solar.

O Peeling de cristal é um peeling superficial, indicado para revitalizar e rejuvenescer a pele. Acompanhado de uma massagem relaxante finalizada com máscara facial.

Sabemos que o uso do filtro solar é necessário durante todas as estações, mas no verão e após procedimentos de renovação celular, os cuidados devem ser redobrados para garantir a eficácia do tratamento. No caso do peeling, cremes à base de aloe vera, camomila e outras substâncias específicas que acalmam a pele são muito recomendados.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Cirurgia Plástica com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas