Beleza
Como usar e conservar as roupas?

O frio está chegando. Em alguns locais do País, como na Serra Gaúcha e na região de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, por exemplo, a temperatura, ainda no outono, chega a ficar negativa, devido à grande altitude e à umidade do ar.

É nesta época também que os brasileiros começam a tirar do armário peças como casacos, cachecóis, luvas, gorros, cobertores e edredons, provavelmente utilizados pela última vez em julho ou agosto do ano passado. Mas, o que fazer com o conhecido cheirinho de mofo que costuma impregnar nos tecidos?

De acordo com a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, a principal dica para evitar o acúmulo de ácaros que, além do mau cheiro, podem provocar reações alérgicas fortes, é tirar as peças do armário todos os meses e colocá-las no sol por alguns minutos apenas. Antes de guardar, deixe a peça em lugar bem ventilado, durante pelo menos uma hora, para que ela esfrie antes de ir para o armário e verifique sempre a ventilação do guarda-roupas. Quanto maior ventilação nos armários, menos chances das peças mofarem. "Ácaros geralmente se desenvolvem em locais escuros, úmidos e sem ventilação. Com esta atitude simples, se torna impossível a proliferação de microorganismos na roupas e cobertas", adverte Heloisa.

Se os ácaros já se instalaram nas peças, lave-as imediatamente. Alguns produtos existentes no mercado prometem auxiliar no combate a umidade e muitas vezes proporcionam cheiro agradável às roupas. "Uma dica interessante é usar bolas ou pó de sândalo. Entretanto, seu cheiro forte pode causar desconforto a pessoas alérgicas", explica a consultora pessoal.

Para as roupas não embolorem no armário, graças à grande umidade do ar de algumas regiões montanhosas do País, a orientação é que se coloque, dentro dos armários, produtos especiais que absorvem a umidade. "Você pode optar por soluções caseiras, neste caso, como a utilização pedaços de giz de lousa ou comprimido efervescente - normalmente aqueles contra má digestão -, espalhados pelo guarda-roupa. Eles ajudam absorver a umidade", acrescenta Heloisa.

Algumas dicas, ainda segundo a consultora, na hora de tirar as peças do armário, são fundamentais. "Para o bolor, a dica é umedecer o local com água e água oxigenada 10 volumes e colocar a peça para quarar ao sol. Já para o mofo, em tecido branco ou de cor resistente, mergulhe e deixe um pouco na água com cândida diluída. Em tecido de cor, umedeça com suco de limão. Em tecido sintético ou seda, molhe num banho de leite", explica Heloisa Sundfeld.

Já para manter a qualidade das roupas de frio, a consultora explica que peças de inverno, como casacos, saias e calças de lã devem ser lavadas em lavanderias especializadas. "É sempre necessário verificar as instruções para lavar. Quando as peças puderem ser lavadas na água, elas devem ser lavadas de preferência à mão. Se a opção for lavar na máquina, as peças devem ser colocadas dentro de saquinhos especiais e só então podem ser colocadas na lavadora. Peças de lã não devem ser secas em secadora", explica.

E quando o inverno chegar ao fim, o cuidado deve ser o mesmo. As peças de frio, sejam roupas pessoais ou cobertores, podem ser guardadas de um ano para outro em embalagem herméticas, que tem uma válvula para a retirada do ar. Assim, as peças ficam protegidas da umidade e de traça. Essas embalagens são encontradas em três tamanhos, basta escolher o que melhor se adéqüe a cada necessidade.

Outra opção interessante para armazenar cobertores e edredons são as capas de TNT, que permitem ventilação. As roupas de lã e de malha não devem ser guardadas sujas, pois mesmo aparentemente imperceptíveis, as peças podem apresentar manchas permanentes.

Xadrez é item obrigatório no guarda-roupa de inverno dos homens

As coleções mudam, as estações passam, as tendências se modificam e o xadrez está sempre se renovando e conquistando espaço nos looks femininos e masculinos.

Em 2010 as coleções de Inverno das principais grifes de moda masculina colocaram em evidência mais uma vez as estampas quadriculadas. A camisa xadrez é o principal destaque da estação e pode ser usada tanto nas cores mais vivas, quanto nos tons neutros.

“Considero o xadrez uma peça coringa no guarda-roupa já que vai bem tanto nos looks mais despojados quanto nos mais clássicos. Claro que, como em toda peça com estampa, é preciso muito bom senso para o look não parecer exagerado, por isso leve sempre em consideração a combinação mais adequada para a ocasião, estilo e até mesmo corpo da pessoa”, informa o estilista da Convicto moda masculina Frank Lemos.

A Coleção de Inverno 2010 da Convicto inspirada nos mistérios da noite e no estilo rock garage traz o xadrez em diversas cores e tamanhos variados de quadriculado. O estilista dá algumas dicas preciosas para o homem que deseja aproveitar o melhor do estilo nesse inverno:

· Para não carregar no visual, use apenas uma peça xadrez;

· Evite combinar o xadrez com bota cowboy, a menos que seja intencional e a ocasião adequada;

· Os gordinhos devem dar preferência às estampas menores em tonalidades escuras;

· Os baixinhos também devem dar preferências às estampas xadrezes menores;

· Para dar impressão de silhueta alongada use estampas na vertical;

· Use e abuse da camisa xadrez nessa estação. Eles ficam bem com todas os tipos de lavagens de jeans;

· As cores que estão em evidência nessa estação são o preto, vermelho, bordô, marrom, creme, branco, azul, bege e cáqui.

Serviço:
www.convicto.com.br



Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas