Beleza
Área dos olhos

Como diria o poeta, os olhos são os espelhos da alma. Denunciam se você está triste, alegre, confusa, apaixonada... Talvez por ser tão reveladora, a área é a primeira a ser focalizada na hora de encarar o espelho ou alguém. Por isso tanto incômodo com o passar do tempo ou até a tendência genética conseguem provocar a "queda" das pálpebras e a formação daquelas indesejáveis bolsas de gordura abaixo dos olhos.

Uma simples cirurgia é capaz de acabar com ar cansado e envelhecido, devolvendo o charme do olhar. O resultado é tão satisfatório que, muitas vezes, é restaurada a completa harmonia do rosto. A melhor parte é que a operação tende a ser definitiva, isto é, dificilmente as pálpebras voltam a cair.

Segundo o Dr. Alan Landecker, cirurgião plástico, as bolsas dos olhos são situadas nas pálpebras inferiores, geralmente em baixo do músculo. Elas são retiradas através de um corte, um milímetro abaixo dos cílios (para não deixar cicatrizes). Mas vale lembrar que elas começam a aparecer mais cedo ou mais tarde e estão relacionadas com suas características físicas e mesmo com fatores hereditários. Aparecem em virtude da flacidez dos músculos orbiculares e a conseqüente "herniação" dessas bolsas de gordura, que sempre existiram mas não eram tão aparentes.

A cirurgia é feita sob anestesia local, associada a uma sedação por via venosa, com o objetivo de diminuir a sensibilidade dolorosa bem como a ansiedade, trazendo mais conforto para o paciente e tornando o procedimento praticamente indolor. Tem duração aproximada de uma hora, sendo o paciente liberado para casa cerca de uma hora após o término do procedimento. Os pontos são dados com fios finíssimos de nylon e retirados com 48 anos, tornam-se imperceptíveis.

Por se tratar de uma região onde a derme é muito fina, a cicatrização costuma ser muito boa. São raros os casos em que ocorre um leve arroxeamento na pálpebra inferior. Após a cirurgia, as pálpebras ficam edemaciados, por um período que varia de 24 a 48 horas, quando o edema começa a regredir. Ao final de uma semana, o edema já regrediu sua maior parte, restando ainda algumas equimoses, que desaparecem por completo em torno de 15 dias.

Durante os primeiros dias, é comum uma maior sensibilidade à luz, para a qual devem ser usados óculos escuros, evitando-se a exposição direta ao sol, principalmente enquanto persistirem equimoses, o que poderia tatuar a pele, retardando o desaparecimento das manchas. Nesse período, pode ocorrer ressecamento ou lacrimejamento dos olhos, além de desconforto e irritação, no caso de solicitação excessiva.

Se a pessoa fizer compressas contínuas de soro fisiológico gelado nos primeiros dias e também o uso de colírios e ungüentos oftálmicos adequados, o desconforto é minimizado e a pessoa em poucos dias está apta a voltar a suas atividades normais", explica o cirurgião.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica com Dr. Alan Landecker


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas