Beleza
Maquiagem correta

Numa boa maquiagem, a regra número mais importante é: menos é mais. Sem essa de sair parecendo que está pintada para a batalha: o arsenal de cosméticos disponível deve ser usado como aliado para amenizar imperfeições e valorizar o que cada uma tem de mais bonito.

Vale a pena investir em bons produtos e numa gama variada de cores, mas o mais importante é aprender a usar o que se tem e não se deixar levar apenas por modismos. Maquiagem é como roupa, é preciso descobrir o que fica bom. É uma questão de experimentar, errar e acertar. Se o que estiver na moda ficar bem, ótimo; senão, o melhor é fazer algumas adaptações e não perder o estilo próprio.

As vitrines de outono-inverno devem ser invadidas pelo tons de bordô, segundo os especialistas, e a onda deve ser seguida pelos cosméticos. Também devem marcar presença o carmim (uma mistura de vermelho vivo com vinho), os tons de tijolo e terracota, além das tonalidades de rosa que vão continuar ditando moda. Os tons serão mais intensos que os de verão, quando é perigoso fazer a maquiagem brigar com o bronzeado, mas a tendência de usar as cores para deixar o rosto corado, com cara de saúde, continua em alta. Com menos brilho que no verão e olhos um pouco mais marcados.

Mais marcados não é sinônimo de exagerados. Significa que os olhos ganham mais expressividade, mas a maquiagem é leve e discreta..

Os maquiadores dizem que é bom dar uma folga às bases e pós que dão efeito iluminado ao rosto. Eles devem voltar com força no próximo verão, mas não combinam com o visual mais opaco que deve imperar nos meses frios.

A regra não serve para o gloss, que demorou a ganhar o mercado, mas caiu de vez no gosto das brasileiras. Apenas atenção à quantidade: no inverno o brilho deve ser usado apenas para o toque final. E cuidado quem tiver passado dos 25. Batons cintilantes marcam os sulcos da boca e comprometem o resultado.

O primeiro passo para uma boa maquiagem é a compra de um corretivo certo. Às vezes, ensinam os maquiadores, é bom comprar mais de um e misturar as tonalidades, para que, além da correção, eles iluminem a pálpebra inferior.

As tonalidades que puxam para o rosa não funcionam na pele da brasileira. É preciso que sejam meios amareladas, de dois a três tons mais claros que a pele, e podem ser misturados com um branco. Outra dica é não carregar no corretivo: uma camada muito grossa pode ressaltar as imperfeições. Nos olhos, é preciso corrigir as sobrancelhas se houver falhas, mas nunca engrosse, pode dar um ar artificial.

Mulher Branca

CORRETIVO
Aplique, dando atenção especial às olheiras e à acne. Sardas podem ser amenizadas, mas nunca inteiramente cobertas. Ilumine as extremidades dos olhos com um corretivo mais claro, que servirá como iluminador. Use o mesmo produto na testa e região do bigode chinês (para disfarçar os sulcos) e rente à sobrancelha ou, se os olhos forem pequenos, em toda a pálpebra

BLUSH & PÓ
Sorria e use os dedos para aplicar apenas na maçã do rosto, a parte mais saliente. Sempre em direção às têmporas. Use um pó translúcido para tirar o brilho e dar uniformidade à pele

SOMBRAS
Esfumace os cantos dos olhos com uma sombra marrom, de fora para dentro. No sentido contrário, aplicar uma sombra mais cintilante clara, que garante profundidade ao olhar. À noite, pode-se optar por um lápis preto, para caprichar no realce

BATOM
Durante o dia, faça um contorno nos lábios com um lápis apropriado e preencha com gloss, aplicando com os dedos, para garantir um efeito mais discreto. À noite, passe o batom antes do gloss, também com os dedos

Mulher negra

COR DA PELE
A pele negra precisa de cuidado especial na correção. Os passos são os mesmos, mas é preciso atenção à tonalidade dos cosméticos. O preto, por exemplo, dependendo da pigmentação, pode ficar azul. Teste sempre antes de comprar

OLHOS
Para iluminar o olhar, é preciso que o corretivo tenha uma tom bege, e não branco. Os olhos podem ser ressaltados com lápis nos cantos das pálpebras, de cima e de baixo. Para a próxima estação, uva, telha e bordô, são tons que caem muito bem

LÁBIOS
As bocas são, geralmente, muito bem feitas e podem ser realçadas com o uso do gloss. Aposte nos mesmo tons!

Uma mulher maquiada adequadamente ganha beleza, elegância e aparência de bem cuidada. Aprenda corretamente e veja o sucesso que você fará!


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas