Beleza
Dicas para cuidar dos cabelos no verão

No verão, devemos cuidar dos cabelos tanto quanto da pele. A exposição maior ao sol, vento, água do mar e piscina, danificam os fios, deixando-os opacos e perdendo movimento e suavidade.

Tanto a radiação UVA quanto UVB induzem à oxidação de substâncias que formam a estrutura capilar, como as pontes de dissulfeto e componentes lipídicos, que formam a maior parte da cutícula (parte mais externa do cabelo). Porém eles não se recompõem naturalmente e os fios ficam danificados.

De acordo com a médica dermatologista Drª Ana Cristina Fasanella, para proteger os cabelos no verão, devemos evitar:

Banho com água muito quente - a água quente (a partir de 36º.C – quando você sente queimando o couro cabeludo ou quando sua pele fica vermelha) estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode piorar a queda de cabelo, além de deixá-lo opaco e quebradiço.

Lavagens apressadas – o ideal é lavar sempre com duas aplicações do xampu, enxaguando muito bem os fios, sem esfregar demasiadamente o couro cabeludo, e sim usar as pontas dos dedos, deixando a espuma agir de 1 a 2 minutos.

Não exagerar na quantidade de condicionador - seja ele com ou sem enxágüe, não exagere na quantidade, siga as instruções de uso do fabricante e aplique-os diretamente nos fios e nunca no couro cabeludo.

Alguns cuidados extras são essenciais para cuidar dos fios nesta estação. Além do condicionador de enxágüe, utilize também um leave-in, e se ele estiver associado a filtro solar, melhor ainda.

Usar chapéus para proteger o cabelo também é uma alternativa, e ao prender, evite presilhas, pois elas podem quebrar os fios. Para evitar que fiquem ainda mais quebradiços, deixe o cabelo solto de 3 a 6 horas após lavá-lo, isso também evita que fiquem opacos.

Outra dica importante é alimentar-se bem, principalmente a base de proteínas que contenham aminoácidos do tipo cistina, arginina (encontrada na gelatina, por exemplo), responsáveis pelo substrato do fio capilar.

Outra substância que pode ajudar a manter a saúde dos fios é o silício, que auxilia no metabolismo da formação da matriz capilar e pode ser complementado por via oral, indicado pelo dermatologista.

Quer ler mais sobre o silício para os cabelos? Clique aqui.


Compartilhar




Mais Matérias

Veja mais

25/09/2016 - Estrias e celulite: excesso de açúcar, sal, gordura saturada, exercícios de musculação com muito pes


16/05/2016 - Plus Fitness: o novo perfil de mulher brasileira


28/03/2016 - O que uma boa maquiagem pode fazer por você, além de embelezar o seu rosto?


11/02/2016 - Cera X Depilação Duradoura


11/02/2016 - O que é a abdominoplastia?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas