Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

08/10/2011
DESCUBRA COMO PREVENIR E TRATAR A INFECÇÃO URINÁRIA

A infecção urinária é causada por bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos que infectam as paredes da bexiga. Quando não tratada adequadamente pode causar complicações, levando a infecção dos rins e vias urinárias superiores, passando a ser denominada de pielonefrite.

A cistite ou infecção urinária ocorre principalmente em mulheres, devido à anatomia feminina que favorece a infecção, já que a vagina fica muito próxima da uretra, canal por onde sai à urina.

“A infecção urinária pode incluir vários sintomas, como: vontade frequente de urinar; dificuldade de urinar; dor, queimação ou ardência ao urinar em casos mais avançados; urina com cheiro forte, podendo ter sangue ou pus; dor nas costas e no estômago; tremores, suores, calafrios; náuseas, vômitos e febre também fazem parte desse quadro”, afirma o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

O diagnóstico deve ser realizado pelo médico por meio de avaliação clínica e realização de exames complementares, sendo o mais comum a coleta de Urina tipo 1.

As infecções urinárias podem ser combatidas com facilidade a partir do uso de antibióticos de eficácia comprovada. A duração do tratamento depende do diagnóstico e da gravidade da infecção. Crianças e principalmente mulheres grávidas devem receber cuidado médico especial.

O antibiótico correto depende da avaliação médica, portanto não é recomendada a automedicação que pode resultar em atraso do tratamento correto e ainda resultar em bactérias resistentes ao antibiótico.

Para prevenir o problema, é indicado beber bastante água, pois isso contribui para a formação de um maior volume de urina e eliminação de eventuais bactérias. Outra dica para a prevenção é fazer xixi sempre que tiver vontade, evitando ficar segurando a urina por muito tempo. Sempre que for usar o papel higiênico, use- o de frente para trás sempre. Nunca o contrário, porque pode levar microorganismos da região anal para a vagina, aumentando o risco de infecções. Após a relação sexual, é recomendado urinar para limpar o canal da uretra.

Outras Dicas para as Mulheres:

-Evite o uso de absorventes internos;

-Evitar a realização de “duchas”, “chuveirinhos”;

-Evitar o uso constante de roupas íntimas de tecido sintético, prefira as de algodão;

-Usar roupas mais leves para evitar transpiração excessiva na região genital.

Seguindo essas recomendações, dificilmente você terá problemas urinários.

Serviço:
www.domingosmantelli.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas