Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

03/10/2011
Atividade física no controle e prevenção do diabetes na gestação

A diabetes gestacional é um problema sério e tem sido comum entre as mulheres durante a gravidez, com a vida agitada, má-alimentação e sedentarismo. A atenção tem que ser redobrada, com acompanhamento sistemático de um especialista, alimentação e os exercícios físicos são fundamentais também. A diabetes pode trazer alguns riscos ao bebê com o parto, crescimento exagerado do bebê entre outros. Para a mamãe pode trazer predispor ao aparecimento futuro da doença além de estar associado com a depressão durante a gravidez e pós-parto.

O condicionamento físico adequado para esse público especial duplamente (gravidez e diabetes) é indicado em todos os casos.

O Mais Vida Gestantes, método elaborado e dirigido pela professora-mestre Gizele Monteiro - Personal Gestante - oferece programas de exercícios que podem atuar antes da gravidez melhorando esse controle glicêmico para mulheres diabéticas por meio de atividades cardiovasculares; durante a gestação como um dos meios que auxiliam na prevenção do diabetes gestacional e no pós-parto, como auxílio na prevenção da depressão e ainda nas três fases com todos esses benefícios.

“Ao longo do período, ou cronicamente, o exercício também aumenta o número de transportadores de glicose no músculo (denominado GLUT4). Além disso, o consumo muscular é responsável pela retirada de grande porcentagem da glicose sanguínea”, explica Gizele.



A maior preocupação, contudo, tem sido a segurança na gravidez para a mãe e para o feto. Os parâmetros mais importantes a serem avaliados durante a realização de exercícios, visando o bem-estar materno-fetal são: freqüência cardíaca, pressão arterial, temperatura, fluxo sanguíneo útero-placentário e freqüência cardíaca fetal, além do controle da glicemia. Devido esses cuidados, os exercícios devem ser direcionados por um profissional especializado, chamado Personal Gestante, no qual passa por uma formação para ter essa qualificação.

De acordo com a diretora do Método Mais Vida Gestante, mulheres que realizaram exercício de intensidade leve a moderada durante a gravidez parecem ter um risco menor de DG e tolerância à glicose anormal quando foram comparadas com mulheres que não realizaram exercícios físicos em nenhum período.

O método Mais Vida Gestantes já possui atendimento em São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras cidades como Brasília, Palmas do Tocantins, Recife, Salvador, Bauru, Campinas, Sorocaba e Santos. Além disso, o programa já está também em Portugal e em breve na Espanha.

Serviço:
http://metodomaisvida.com.br/gestantes/
http://www.vidaemfoco.com.br/


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Nutrição com Dra. Rosana Farah







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas