Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

25/09/2011
Exercícios que auxiliam no dia-a-dia do trabalho

Alguns exercícios simples podem ser realizados durante o expediente e que ajudam a amenizar dores, além de evitar lesões.

O Ministério do Trabalho possui uma norma regulamentadora, chamada NR17, elaborada com foco nas exigências ergonômicas no ambiente de trabalho e que estabelece alguns parâmetros para assegurar características como conforto, segurança e bom desempenho de cada funcionário. Entre as exigências, destacam-se os cuidados com o mobiliário, que deve ser ajustável à estatura de cada profissional e possuir encosto que proteja a região lombar. Além disso, o assento deve ter borda arredondada para facilitar a circulação do sangue nas pernas.

Mas, para fisioterapeutas, a solução para o problema de quem sofre com dores corporais vai além da utilização de um mobiliário correto. Ficar muito tempo sentado é prejudicial à saúde, pois a pressão exercida na região lombar das costas aumenta em 50%. Para isso, aconselha-se passar alguns minutos em pé, já que esta ação proporciona uma alteração nos músculos desta região. Ficar muitas horas trabalhando sentado em frente ao computador, pode causar o tensionamento de ombros, da cervical, inflamações nos punhos, dedos e cotovelos, além de Lesões por Esforço Repetitivo, mais conhecidas como LER.

Pequenos alongamentos esporádicos ao longo do dia também ajudam a evitar o desgaste físico e auxiliam no descanso dos músculos. Os fisioterapeutas da Acquaterapia indicam pequenas pausas e a mudança de posição durante o dia-a-dia no trabalho. Ações simples como estas contribuem para amenizar dores e evitar lesões.

É possível ter mais bem-estar no ambiente de trabalho

Nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro será realizada em São Paulo a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, organizado pela ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida). Com o tema “Desenvolvimento com Pessoas em Primeiro Lugar”, o evento debate a promoção de saúde e bem-estar no ambiente corporativo, aliada à necessidade de priorizar a atenção aos profissionais nas iniciativas organizadas pelas empresas.

O Congresso contará com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. Entre as presenças já confirmadas, estão: Gary Lindsay, coordenador das iniciativas de promoção da saúde desenvolvidas junto aos funcionários públicos federais dos Estados Unidos; Wolf Kirsten, consultor internacional em Saúde e presidente da International Health Consulting; e o cantor Jair Rodrigues, que relatará suas histórias de superação e harmonia com a família, em que despontam artistas como o filho Jair Oliveira e a cantora Luciana Mello.

As atrações da 11ª edição incluem ainda: Certificações em Estresse e Atividade Física; palestras temáticas; apresentação de cases e debates, entre outras. O Congresso será realizado no Hotel Maksoud Plaza e favorece oportunidades para que os participantes aprimorem conhecimentos e se atualizem a respeito das tendências em Qualidade de Vida, que podem agregar benefícios tanto à vida pessoal quanto à carreira.

Entre os temas abordados:

• Avaliação em Qualidade de Vida
• Impacto de ações em programas
• Saúde Ocupacional e resultados corporativos
• Bem-estar e saúde Emocional
• Obesidade e Estilo de Vida
• Suporte Psicossocial
• Pesquisas avançadas em qualidade de vida
• Gestão de Programas de promoção de Saúde
• Qualidade de processos e profissionais saudáveis

Expo Qualidade de Vida

Durante o Congresso acontece a Expo Qualidade de Vida, vitrine de negócios para as empresas que atuam no segmento de wellness e qualidade de vida para o ambiente corporativo. Os principais fornecedores de produtos e serviços do estarão na Expo com seus lançamentos e promoções.

Serviço:

XI Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida
Quando: 2, 3, 4 e 5 de outubro
Onde: Hotel Maksoud Plaza
Endereço: Alameda Campinas, 150 – Cerqueira César – São Paulo (SP)
Mais informações pelo site http://www.abqv.org.br/congresso/index.html





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas