Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/09/2011
Reforce a sua saúde com ajuda das fibras

As fibras alimentares podem ser grandes aliadas da alimentação saudável e do bem-estar, como uma fonte de proteção para o corpo humano. Elas não podem ser digeridas por nosso organismo, mas, mesmo assim, não deixam de ter papel fundamental no bom funcionamento de todo nosso sistema digestivo, como explica a nutricionista Flavia Sguario.

As fibras estão presentes em frutas, verduras, legumes, cereais e, algumas porções desses alimentos, não são absorvidas pelo organismo, assim, se transformam em agentes de “limpeza” dos nossos intestinos, auxiliando na regulagem, bom funcionamento e, até, no emagrecimento. “As fibras podem ser fermentadas por bactérias que vivem em nosso intestino. Esses micro-organismos formam substâncias chamadas ácidos graxos de cadeia curta, que servem como energia para as células do intestino, deixando-o íntegro e saudável”, explica Flavia. “Um intestino em perfeito funcionamento também evita a passagem de substâncias tóxicas, que precisariam ser metabolizadas pelo fígado e eliminadas pelo rim, ou seja, elas ajudam a evitar a sobrecarga desses órgãos”.

Tecnicamente elas se dividem fibras solúveis e insolúveis. As primeiras absorvem água do nosso organismo e, assim, se transformam em um gel poderoso, capaz de eliminar a gordura que fica em nossas artérias, evitando que essa mesma gordura seja absorvida pelo intestino, formando uma proteção natural contra várias doenças. Já as insolúveis ajudam a regular o bom funcionamento do intestino. Elas não absorvem água, mas também estão presentes em alimentos simples e fáceis de encontrar, como as verduras, legumes, frutas e trigo, arroz e pães integrais.

Para quem quer combater o mau colesterol, controlar a diabetes e prevenir doenças, é importante que elas façam parte do cardápio diário. Como não possuem calorias significativas elas também não engordam. Uma outra vantagem é que elas promovem a sensação de saciedade, o que ajuda em uma dieta para emagrecimento e reeducação alimentar. Mas ao consumir mais fibras, você não pode esquecer de beber mais líquidos, de preferência, água.

Mas não é porque elas trazem todos esses benefícios que você deva comer só fibras. O consumo exagerado pode causar a redução da biodisponibilidade de nutrientes, ou seja: como elas não são absorvidas pelo organismo, não carregam consigo os nutrientes necessários para garantir que seu corpo tenha a quantidade necessária para manter a sua saúde.

Os adultos devem ingerir de 20 a 30 gramas de fibras por dia, que equivalem a 1 colher de sopa de farelo de trigo, 1 prato de salada bem colorido e 3 frutas. Já as crianças, após os dois anos, já podem começar a se alimentar com fibras. Para saber a quantidade, soma-se a idade da criança, mais 5 gramas por dia. Por exemplo, uma criança de 5 anos, deve consumir 10g de fibras por dia, que equivale a 1 concha de feijão cozido por dia, um pãozinho francês, um pires de acelga cozida e uma fatia média de abacaxi, por exemplo.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Nutrição com Dra. Rosana Farah





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas