Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

11/09/2011
Atividade física no inverno

No inverno, quando de temperaturas mais baixas, alguns cuidados especiais são necessários. Se o tempo estiver seco e com baixa humidade, então, a atenção deve ser redobrada. Isso vale também para a prática de atividade física.

Para o pneumologista dr. Paulo Roberto Goldenfum, membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e diretor médico do Sport Club Internacional, de Porto Alegre, não são necessárias mudanças na frequência nem na intensidade dos treinos, apenas seguir algumas orientações.

“A prática de esporte é importante em qualquer época do ano e não há um tipo de atividade física mais recomendada para o clima frio e seco. No entanto, pessoas com doenças respiratórias como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar (DPOC) sinusite e rinite alérgica devem prestar atenção em algumas situações que podem desencadear uma crise das doenças crônicas controladas.”

Isso porque, explica o médico, fatores como mudança brusca de temperatura, excesso de frio e poluição do ar na prática da atividade física afetam a saúde respiratória até mesmo daqueles que não têm doenças crônicas.

Cuidados

O frio é um dos principais causadores da queda da imunidade das pessoas, tornando-as mais predispostas às infecções respiratórias como sinusites e pneumonias, crises de asma e vários outros problemas. Portanto, a prática do exercício deve ser feita, sempre que possível, nos momentos mais quentes do dia, como o final da manhã ou começo da tarde, especialmente se for feita ao ar livre.

Ainda sobre o frio, dr. Goldenfum alerta para a vestimenta, que deve estar sempre adequada. “Durante a atividade física as roupas devem estar confortáveis. Podemos optar, inclusive, para os tecidos mais leves e menos quentes. Mas é importante que, imediatamente após a parada, o indivíduo se agasalhe muito bem, mesmo que o corpo ainda esteja quente”.

Essa prática é claramente observada em jogos de futebol, área em que o médico atua. “Outro detalhe importante é o aquecimento de extremidades, como a cabeça e as mãos, durante a prática esportiva em dias frios, bem como a reposição de líquidos”.

Mesmo sentindo menos sede, esta reposição é fundamental, pois continuamos transpirando e perdendo liquido durante a atividade esportiva.

“Caso a roupa esteja úmida de suor, deve ser imediatamente trocada após o termino do treino.”

CORRIDA E NATAÇÃO

A natação, talvez o esporte mais completo, exige alguns cuidados na sua prática no inverno. Na saída da piscina, assim como do vestiário - com o cabelo molhado – estamos sujeitos a mudanças bruscas de temperatura. “É necessário diminuir o máximo possível a exposição ao frio intenso carregando um roupão para a borda da piscina e utilizando uma proteção, como uma touca, por exemplo, na saída do vestiário.

Os esportes ao ar livre, como a corrida, além de todas as precauções já citadas, exigem atenção quanto à poluição. O clima frio faz com que aconteça um fenômeno chamado inversão térmica, que provoca a concentração de poluentes próxima ao chão. Isso acontece por que o ar frio é mais pesado e não sobe levando a poluição para atmosfera.

Por causa disso, deve-se evitar a prática de esportes ao ar livre nos períodos de grande fluxo de carros, como no começo da manhã e no final da tarde, buscando sempre as ruas menos movimentadas, longe dos carburadores.

E aos portadores de doenças respiratórias crônicas, um alerta do dr. Goldenfum: “tenha maior atenção para o controle de sua doença, já que as situações climáticas ameaçam sua estabilidade. Siga corretamente as orientações de seu médico, não deixe de tomar as medicações e tenha todas elas sempre à mão”.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas