Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

02/09/2011
Repositores de energia com aditivos incentivam o aparecimento do câncer

Muito utilizados, por atletas e alguns praticantes de atividades físicas para recuperar a energia liberada durante exercícios e competições, os repositores de energia, normalmente, possuem grande quantidade de aditivos altamente prejudiciais à saúde, os quais podem causar problemas como alergias e até o câncer.

Dificilmente, hoje em dia, encontramos, no comércio, um alimento processado que não contenha nenhum tipo de aditivo químico sintético. Isso porque são eles que garantem a cor diferenciada e também a prolongação na validade dos produtos. E, no mundo do esporte, não é diferente, as lojas que vendem suplementos alimentares contam com uma verdadeira imensidade de produtos com acréscimo desses aditivos.

De acordo com o Ministério da Saúde, aditivo para alimentos é toda substância intencionalmente adicionada aos mesmos com finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudique o valor nutritivo. Na legislação brasileira, são doze as categorias (classes funcionais) de aditivos: acidulantes, antiespumantes, antioxidantes, antiumectantes, aromatizantes, conservadores, corantes, edulcorantes artificiais, edulcorantes naturais, espessantes, estabilizantes, umectantes. Na grande maioria dos suplementos e, principalmente, nos repositores de energia, encontram-se, com frequência, os aditivos: conservantes e aromatizantes.

Algumas empresas já restringiram os componentes como forma de preservar a saúde de seus consumidores e, particularmente, promover produtos cada vez mais naturais. É o caso da Hammer Nutrition, que lançou o Hammer gel – repositor energético, em seis sabores, sem conservantes e corantes. “Muitos produtos não atendem às especificações da legislação brasileira no que se refere à quantidade e componentes dos produtos, nós nos preocupamos e conseguimos ter um produto eficaz e livre de aditivos”, explica a diretora de marketing da Carduz - representante da marca Hammer Nutrition no Brasil, Fabiana Carduz.

Estudos demonstram que as evidências toxicológicas para corantes sintéticos são consideravelmente maiores que para corantes naturais devido à complexidade química desses. Por esse motivo, os aditivos utilizados na alimentação devem estar sujeitos a um controle rigoroso para provar sua inocuidade.



Tem-se discutido a respeito da toxicidade dos corantes sintéticos e dos riscos que podem causar à saúde. “Para não se expor aos riscos causados por esses aditivos o ideal é atentar-se aos rótulos e procurar comprar suplementos que não contenham esses aditivos”, alerta a nutricionista Marina Rosalem. Os riscos estão geralmente associados ao modo e ao tempo de exposição aos corantes. Muitos dos problemas de saúde, como alergias, rinite, broncoconstrição, hiperatividade, danificação cromossômica, tumores, entre outros, têm sido reportados por diversos autores, e a causa pode, sim, ser o excesso de consumo desses aditivos.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo, Liderança para Mulheres com Flavia Lippi e Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas