Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

02/10/2006
O estresse pode engordar?

Muitas vezes nos pegamos comendo por ansiedade, frustração ou porque estamos estressados. Nada como um bom chocolate para acalmar, certo? Sim, mas também não é só istoq ue pode nos engordar. O desequilíbrio hormonal causado pelo estresse também pode ser o causador de um acúmulo indesejado de gorduras.

Cientistas concluíram que perturbações no sistema nervoso ou longos períodos de estresse podem levar a uma concentração de gordura em torno do abdômen, aumentando os riscos de diabetes e problemas cardíacos. A pesquisa, publicada há algum tempo atrás, avaliou 50 homens obesos e de meia idade e foi realizada pelo hospital universitário de Gotemburgo, na Suécia.

"O sistema de estresse desenvolveu-se para lidar com os breves períodos de estresse do homem da idade da pedra, que se preparava para batalha ou fuga. No mundo civilizado de hoje, o estresse é diferente. As pessoas não podem bater o chefe ou sair correndo de seus credores", disse o médico Thomas Ljung, que chefiou o trabalho. Um organismo sob estresse, produz em excesso um hormônio que estimula uma enzima de acumulação de gordura. Essa enzima é mais facilmente absorvida pelo abdômen do que por outras partes do corpo, segundo o estudo.

O homem não está preparado para lidar com estas grandes cargas emocionais, físicas e intelectuais, sobrecarrega o organismo, desestabilizando-o. Uma das consequências é este acúmulo de gordura indesejado, resultandte do desequilíbrio hormonal.

Após um longo período de estresse, a quantidade de hormônio é reduzida, mas a gordura permanece, particularmente na barriga do homem moderno, que precisa de menos esforço físico para sobreviver do que seus ancestrais. Não saímos mais para caçar! Da mesma forma são as doenças da mulher moderna, também causadas por somatória de estresses (veja: http://www.sentirbem.com.br/index.php?modulo=colunistas_mat&id_col=9&id_mat=97), tendo como exemplo a endometriose.

"O estresse positivo, uma rápida descarga de adrenalina, é bom para o organismo. É o estresse por períodos extensos que pode levar a sérios problemas de saúde", disse o médico.

Apesar das barriguinhas serem normalmente associadas a homens de meia-idade, um número surpreendentemente grande de mulheres também tem uma quantidade desproporcional de gordura em torno da cintura, afirmou o pesquisador.

Estima-se que um quinto da população ocidental sofra de diabetes ou de doenças cardiovasculares. Então o negócio é ficar calmo, organizar a vida para obter uma melhor qualidade no seu dia-a-dia!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas