Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

19/08/2011
Tabagismo atrapalha o sexo

Felizmente as novelas e o cinema estão enganados!. A clássica cena cinematográfica em que o ator ou atriz sentem prazer ao fumar após a relação sexual não é fundamentado cientificamente.

As pesquisas são conflitantes, mas todas elas concordam em um ponto: o tabagismo faz mal para a prática do sexo e a fertilidade.

O ponto polêmico gira em torno de o cigarro ser ou não a causa direta de distúrbios sexuais.

Estudos realizados nos Estados Unidos revelam que o prejuízo pode ser de forma direta. Durante o ato sexual a qualidade da relação dos fumantes é pior do que em indivíduos que não fumam. E a capacidade de concepção também é menor. A conclusão da pesquisa é de que fumar diminui o desejo sexual dos homens. E diante da ausência de desejo, diminui a frequência, inclusive, com episódios de impotência.

Mas alguns investigadores acreditam que os resultados ainda são prematuros, e dizem que isso está comprovado apenas em indivíduos hipertensos ou diabéticos. Andrologistas afirmam que com relação à impotência, por exemplo, o cigarro afeta o pênis de forma indireta.


Os efeitos do cigarro atingem primeiro as artérias do corpo, onde causam obstruções na microcirculação, atingindo e entupindo os vasos sanguíneos que levam o sangue para os cavidades cavernosas, ou seja, a estrutura erétil do pênis.

Em pacientes que têm enfisema pulmonar, por exemplo, que não conseguem ter uma respiração normal, o corpo se encarrega de suprir a falta de oxigênio com a elevação da taxa de hemoglobina, o que pode provocar problemas circulatórios e, indiretamente, causar distúrbios na ereção.

Uma pesquisa realizada que foi realizada em ratos há quinze anos constatou que os animais ficaram com a atividade sexual prejudicada quando expostos à fumaça do cigarro.

O vício do cigarro pode causar a deterioração da qualidade do esperma, e segundo a pesquisa realizada, nos EUA, revela que a qualidade do espermatozóide de não-fumantes é superior ao de fumantes.

Apesar de os números mostrarem que o cigarro afeta o desempenho sexual, cientistas ainda não descobriram como o cigarro produz essa deficiência no organismo. Segundo eles, a resposta talvez esteja na área endócrina ou neuroendócrina.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas