Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

19/08/2011
Os homens são as principais vítimas do câncer no Brasil

De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, os homens são os que mais morrem vítimas de câncer no Brasil. As diferenças nos índices de morte entre os sexos são expressivas: 82,7 para cada 100 mil homens e 62,5 para cada 100 mil mulheres. Atualmente, o câncer é a segunda doença que mais causa mortes no Brasil e no mundo (75,5 mortes para cada 100 mil brasileiros), perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

Estudo da American Cancer Society, que levantou dados dos casos de câncer entre 1977 e 2006 nos Estados Unidos, confirma essa tendência também no exterior. Segundo a análise, feita com 36 tipos diferentes de câncer que afetam ambos os sexos, mais homens foram diagnosticados e morreram da doença do que mulheres. Leucemia, câncer de cólon e reto, pâncreas e fígado mataram até duas vezes mais homens do que mulheres. Além disso, o câncer de pulmão matou quase duas vezes e meia mais homens durante o período do que mulheres.

Vários fatores fazem a mortalidade masculina ser maior do que a feminina. Um deles é que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. Isso porque homens se expõem mais a situações de risco, como fumar e beber. Além disso, mulheres fazem exames com mais frequência (o que ajuda a diagnosticar o câncer em suas fases iniciais, facilitando o tratamento), são mais preocupadas com a saúde e com a alimentação saudável.

Serviço:
www.oncomedbh.com.br

Veja mais sobre Ministério da Saúde no “Canal Direto”





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas