Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

18/08/2011
TPM: sim, ela existe e pode ser tratada

Um mês sim e no outro também: a maioria das mulheres ainda precisa lidar, periodicamente, com os sintomas desagradáveis dessas temidas letrinhas que designam a Tensão Pré Menstrual (TPM). Afinal, é possível se livrar dela? De acordo com o ginecologista e obstetra Dr. André De Paula Branco, as causas fisiológicas desse período “dramático” que antecede a menstruação não são exatas, nem completamente explicadas cientificamente. No entanto, sabe-se que os sintomas possuem relação direta com as mudanças hormonais que acontecem nas diferentes fases do ciclo menstrual.

“A instabilidade emocional que acomete as mulheres é fruto de alterações naturais do organismo”, explica o especialista. “Ao se preparar para a gravidez, os ovários produzem muitos hormônios, principalmente a progesterona e o estrogênio. No final do ciclo, se a mulher não engravida, há uma diminuição nessa produção hormonal”, diz.

Embora, as explicações não sejam totalmente comprovadas, o Dr. Branco afirma que, sim, a TPM existe e não é uma lenda! “Algumas pacientes apresentam queixas de agressividade e perda de controle emocional, que prejudicam toda a família e relacionamentos”, afirma.

Segundo o ginecologista, algumas dicas ajudam a amenizar os sintomas. Elas devem ser seguidas em longo prazo, não apenas durante o período crítico, como manter uma alimentação saudável e balanceada, evitar o uso de cigarros e bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas regularmente e manter a saúde mental em dia, praticando atividades de lazer.

Atualmente, a medicina já apresenta algumas soluções que contribuem com o alívio da TPM. “Os anticoncepcionais podem ser grandes aliados da mulher, pois eles padronizam as doses hormonais durante o ciclo e evitam alterações bruscas, reduzindo os sintomas”, afirma Branco.

Além disso, novos anticoncepcionais estão chegando ao mercado com a intenção específica de atenuar a TPM. Segundo o ginecologista, “as cartelas vêm com um número maior de comprimidos, diminuindo o período de variação hormonal”, explica. “Além disso, os remédios vêm com medicamentos que aliviam o desconforto e diminuem as cólicas”, afirma.

A fitoterapia e outros medicamentos de linha natural também ajudam a regular a frequência menstrual. O uso de medicamentos indicados pelos médicos é em casos mais críticos. “Para saber o que é melhor para cada mulher é preciso consultar um ginecologista de confiança. Ele é o ponto de início para indicar o que é mais conveniente nos diferentes tipos de TPM”, completa.

Veja aqui nossas aulas





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas