Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

00/00/0000
Alimentos vivos à mesa?

Os grãos germinados ou alimentos vivos, como são conhecidos, são considerados alimentos bioativos, ou seja, ativam a vida. Eles recebem esta denominação devido ao processo de germinação pelo qual passam e ao alto valor nutricional que contém.

Ricos em nutrientes os grãos germinados proporcionam muitos benefícios em nosso organismo. Eles podem ter um potencial de vitaminas e minerais até 20 vezes maior que um grão comum, proporcionando uma alimentação muito mais completa.

Estes alimentos são uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12 e possuem poucas calorias, propriedades antioxidantes, bem como minerais. Indicados para resolver problemas de descalcificação eles promovem a regeneração celular, estimulam o aumento das defesas imunitárias do organismo humano, além de facilitar as reações metabólicas.

A Mundo Verde, maior rede de produtos naturais e orgânicos da América Latina, acaba de confirmar uma linha de alimentos germinados da marca canadense Bio Sprout nas lojas de sua rede.

“No Brasil não existem muitas opções de compra de alimentos germinados e nós da Mundo Verde, acreditamos que oferecer novas alternativas naturais e orgânicas são fundamentais para seguir todo o conceito da nossa marca e continuar promovendo a saúde e o bem estar”, diz Donato Ramos, diretor de marketing da marca.

Segundo Bruna Murta nutricionista da rede Mundo Verde “Através da germinação os grãos e sementes são transformados em alimentos de maior qualidade nutricional e maior biodisponibilidade dos nutrientes”.


Quando um alimento é germinado:

* São eliminados compostos inibidores de enzimas (substâncias capazes de acelerar reações como as do processo digestivo);

* Aumenta as enzimas digestivas, melhorando a absorção dos nutrientes. As enzimas podem aumentar em até 800%;

* Reduz o ácido fítico (fator anti-nutricional) dos grãos e sementes, aumentando a disponibilidade de nutrientes como zinco, cálcio, ferro e magnésio;

* Melhora digestão, transformação e absorção de nutrientes;

* Aumenta o teor de lignanas (em 14%) – compostos fitoquímicos similares ao estrogênio, têm propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon;

* Aumenta o teor de nutrientes antioxidantes. As vitaminas e os antioxidantes podem aumentar em até 1000%;

* O alimento fica mais estável devido ao aumento da capacidade antioxidante dos grãos e sementes, prevenindo a oxidação (rancificação).

Os alimentos germinados podem ser utilizados em vários tipos de preparações. As farinhas de linhaça germinadas podem ser adicionadas a iogurte, sucos, saladas, frutas ou ainda em pães, massas, sobremesas, tortas salgadas e doces, bolinho de vegetais, muffins, biscoitos. Os grãos germinados podem ser cozidos em água e sal ou acrescentados em saladas e sopas.


PRODUTOS

Arroz integral cateto germinado

No arroz integral germinado há ativação de GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor envolvido com os processos de ansiedade que funciona como um agente calmante natural do cérebro, melhora a qualidade do sono, diminui a ansiedade, pressão arterial.

Mix de lentilhas germinadas

A lentilha germinada é uma fonte de fibra solúvel, que auxilia na prevenção e controle do diabetes e do colesterol; causa saciedade, reduzindo o apetite. Além de possuir maior concentração de proteínas biodisponíveis.

Farinhas de linhaça dourada germinada; com frutas vermelhas e com farinha de semente de brócolis germinadas

As farinhas de linhaça germinadas possuem maior concentração e biodisponibilidade de antioxidantes; de ácidos graxos essenciais e de vitaminas e minerais. Têm aumento no teor de ligninas e são fontes de fibras solúveis e insolúveis.


RECEITAS

Salada de lentilha germinada com molho de abacate com limão

Ingredientes:

1 abacate amassado
½ xícara de chá de coentro picado
2 colheres de sopa de suco de limão
250g de mix de lentilha germinada
4 xícaras de chá de alface picado
1 xícara de chá de tomate cereja
1 xícara de chá de milho
1 pimentão amarelo pequeno, picado e sem sementes
½ xícara de chá de sementes de abóbora torradas

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, misturar bem o abacate, o coentro e o suco de limão. Adicionar a lentilha germinada, alface, os tomates, o milho, a pimenta e as sementes de abóbora e mexer bem.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico aproximado: 360,0 por porção

A lentilha germinada é fonte de fibra solúvel, que auxilia na prevenção e controle do diabetes e do colesterol; causa saciedade, reduzindo o apetite. Além de possuir maior concentração de proteínas biodisponíveis.

A semente de abóbora é fonte de potássio, que ajuda no controle da pressão arterial, além de ter ação vermífuga e melhorar o funcionamento intestinal.

Smoothie de banana

Ingredientes:

2 colheres de sopa de farinha de semente de linhaça dourada germinada com frutas vermelhas
1 banana média
½ xícara de chá de iogurte natural desnatado
2 colheres de chá de mel orgânico
3 cubos de gelo

Modo de preparo:

Bater em liquidificador a farinha de linhaça germinada, a banana, o iogurte, o mel e os cubos de gelo e até ficar homogêneo e grosso. Servir em seguida.

Rendimento: 1 porção
Valor calórico aproximado: 200,0 Kcal por porção

A farinha de linhaça dourada germinada com frutas vermelhas, faz com que essa receita seja rica em fibras. Possui uma alta concentração de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, prevenindo contra doenças como o câncer e contra o envelhecimento precoce. O ômega 3, presente na linhaça, está em maior concentração quando esta é germinada. É um nutriente fundamental para a saúde do coração, para o combate a depressão, prevenção de mal de Alzheimer, melhora da memória e concentração. Fonte, ainda, de lignanas, que melhoram os sintomas da TPM e menopausa.


Serviço:
Alô Nutricionista
Telefone: 0800 0222528
alonutricionista@mundoverde.com.br


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas