Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

10/06/2011
8 dicas para prevenir doenças no inverno

O inverno ainda nem começou e a temporada de resfriados, gripes e das famosas “ites” - rinite, sinusite, faringite, laringite e bronquite - já tem afetado muitos adultos e crianças. A associação de tempo frio e seco com poluição tem causado problemas respiratórios mesmo antes da entrada da nova estação. Mas com medidas simples é possível evitar essas doenças.

De acordo com o professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e clínico geral, Ricardo Luiz Oliveira Franco, nos dias frios é comum que as pessoas permaneçam mais tempo em ambientes fechados, por isso, as proliferações de doenças virais se tornam mais frequentes. “As mais comuns são as respiratórias, pois são transmitidas por pequenas gotículas expelidas ao espirrar, tossir ou até mesmo ao falar próximo de outras pessoas, além do contato direto com superfícies contaminadas por indivíduos doentes”, afirma.

O Dr. Ricardo Franco, que também integra a equipe do ambulatório médico da UNICID, ainda afirma que, em casos de gripes e resfriados, medidas simples como usar antitérmicos, beber muita água, fluidificar as secreções nasais e repouso domiciliar, normalmente, são suficientes. Ele explica o motivo: “As gripes e os resfriados são enfermidades autolimitadas, ou seja, melhoram sozinhas. Os médicos se limitam a prescrever medicação sintomática. A população não deve se automedicar. O uso de antinflamatórios para todas essas viroses das vias aéreas superiores não é recomendada, pois há uma outra virose chamada dengue, às vezes com sintomas muito parecidos com os da gripe, que possui variantes que podem evoluir mal com o uso desta classe de medicamentos”, recomenda.

Medidas preventivas para adultos:

1. Evite ambientes fechados e/ou com muitas pessoas; se isso não for possível, abra portas e janelas para ventilá-los;

2. Previna-se: tomar vacinas contra a gripe e a pneumonia evitam complicações;

3. Em caso de contágio, não se medicar sem antes consultar um médico que possa indicar o medicamento e a dosagem adequados;

4. Mantenha o ambiente limpo e arejado;

5. Beba bastante líquido;

6. Consuma alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola;

7. Lave as mãos com frequência;

8. Evite fumar e conviver com fumantes.

Serviço:

Ambulatório Médico da Universidade presta atendimento gratuito

Para atender pacientes com variados quadros de enfermidades respiratórias e outros diversos casos, a UNICID conta um Ambulatório Médico de Especialidades. O serviço é gratuito e realizado no campus da Instituição, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Os interessados no atendimento para diversas especialidades, além de doenças virais, podem obter mais informações pelo telefone (11) 2178-1240. As consultas são acompanhadas por uma equipe composta pelos professores de Medicina da UNICID e alunos do curso.

O ambulatório presta ainda atendimento gratuito nas especialidades: Acupuntura, Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Geriatria, Ginecologia-Obstetrícia, Hematologia, Pediatria, Neurologia, Ortopedia e Reumatologia. Além disso, a instituição conta com um Laboratório de Análises Clínicas com a capacidade para realizar 20 mil análises por mês, entre elas as mais comuns, como hemograma e glicemia. São mais de 130 tipos de exames que podem ser feitos com preços acessíveis, que variam de R$ 3,00 a R$ 8,00. Além do baixo custo, a população tem outra vantagem ao utilizar o laboratório da UNICID: o prazo de entrega dos resultados, que é de, no máximo, 72 horas, dependendo de cada avaliação.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Otorrino e Saúde com Dr. Mauricio Kurc





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas